Rolar a timeline para tentar driblar o tédio pode deixar você mais entediado =>Revista GALILEU
Passar horas descendo a timeline de redes sociais é um comportamento comum, especialmente quando se busca distração em momentos de espera ou tédio. No entanto, uma nova pesquisa da Associação Americana de Psicologia, publicada no periódico Journal of Experimental Psychology: General, revela que fazer isso pode ter um efeito contrário, tornando o usuário ainda mais entediado e menos satisfeito com o conteúdo que está consumindo.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram diferentes experimentos com 1,2 mil voluntários, de uma ampla faixa etária dos Estados Unidos, e estudantes universitários da Universidade de Toronto, no Canadá. No total, foram 7 testes diferentes, que avaliaram o comportamento e escolhas online dos participantes.
O tédio é uma sensação relacionada à falta de motivação e estímulo. De acordo com a neuropsicologia, a monotonia pode impactar o cérebro de forma negativa, causando vários efeitos prejudiciais à saúde mental. Quando o tédio persiste por um extenso período, está associado ao surgimento de sintomas depressivos, ansiedade e um aumento da irritabilidade.
https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2024/08/rolar-a-timeline-para-tentar-driblar-o-tedio-pode-deixar-voce-mais-entediado.ghtml