Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the file-renaming-on-upload domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u722949823/domains/felizdianovo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Uso constante de redes sociais gerou uma "epidemia de solidão" ( estudo ) - Feliz Dia Novo

Uso constante de redes sociais gerou uma “epidemia de solidão” ( estudo )

Uso constante de redes sociais gerou uma “epidemia de solidão”, mostra pesquisa -Bianca Lucca => Correio Braziliense

Custos emocionais e comportamentais devido ao uso de redes sociais revelam como a internet pode ser uma faca de dois gumes

Um estudo realizado na Universidade Baylor, no Texas (EUA) investigou como o uso das redes sociais impacta na percepção de solidão moderna ao longo do tempo. O trabalho, nomeado de The Epidemic of Loneliness: A Nine-Year Longitudinal Study of the Impact of Passive and Active Social Media Use on Lonelines (A epidemia da solidão: um estudo longitudinal de nove anos sobre o impacto do uso passivo e ativo das mídias sociais na solidão, em tradução livre) revela que as plataformas originalmente criadas para a união, resultam em uma epidemia de solidão.

 

O artigo, publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin, na sexta-feira (7/2), destaca que tanto o uso passivo quanto o ativo das redes foram associados a sentimentos expansivos de solidão ao longo do tempo. Embora os pesquisadores já julgavam previsível que o uso passivo (navegar sem interação) resultasse em solidão, eles descobriram que o uso ativo, envolvendo postagens e engajamento com outras pessoas, também gera o aumento do sentimento. Isso sugere que a qualidade de interações digitais não atende às necessidades sociais necessárias na comunicação face a face.

Pesquisador principal,  James A. Roberts declarou à revista norte-americana sobre os impactos das redes na saúde mental. “Embora as mídias sociais ofereçam acesso sem precedentes às comunidades online, parece que o uso extensivo — seja ativo ou passivo — não alivia os sentimentos de solidão e pode, na verdade, intensificá-los.”

 

Um paradoxo entre um uso contínuo pela busca de felicidade das redes e o sentimento de solidão também foi destacado na pesquisa. “Pessoas solitárias recorrem à mídia social para abordar seus sentimentos, mas é possível que tal uso de mídia social apenas alimente as chamas da solidão”, disse o Dr. Roberts.

 

Em conclusão, os pesquisadores destacam a necessidade de mais estudos sobre os efeitos da interação digital e a importância de conexões presenciais para uma saúde mental equilibrada.  

 

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2025/02/7055496-uso-constante-de-redes-sociais-gerou-uma-epidemia-de-solidao-mostra-pesquisa.html

 

Rolar para cima