https://exame.com/esg/a-apex-brasil-e-as-favelas-com-inovacao-e-criatividade-a-periferia-pode-conquistar-o-mundo/
A Apex Brasil e as favelas: com inovação e criatividade, a periferia pode conquistar o mundo =>EXAME.com =esg=
A história das favelas no Brasil tem sido marcada por narrativas de exclusão, estigmatização e marginalização. Desde que me entendo por gente, é assim. Porém, de alguns anos para cá, muita coisa mudou. Estamos longe ainda de poder dizer que a favela venceu, mas todos os dias vencemos batalhas e seguimos firmes na luta. O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, divulgou uma iniciativa que pode mudar o jogo do empreendedorismo nas favelas, pela missão direta da Apex, que é fomentar a exportação, e, sobretudo, pela possibilidade de mudar definitivamente a percepção da favela sobre ela mesma e do asfalto sobre a favela, diz Celso Athayde CEO da Favela Holding.
A Apex, se tudo se confirmar, desempenhará um papel fundamental nesse processo de transformação ao investir no desenvolvimento dos empreendedores dessas regiões, possibilitando que eles levem seus produtos e talentos ao mercado global. Claro que muitos não estão nesse estágio, mas estarão em breve se deixarem a favela sonhar. Esse é o papel do Estado. Mas nenhum outro gestor viu essa estrada antes do Jorge Viana, e ela precisa ser estruturada para dar frutos no futuro. Vamos exportar a potência da favela.
O investimento nesses empreendedores não só gerará impactos positivos nas economias locais, mas também colocará o Brasil em uma posição de liderança global em inovação inclusiva, ao criar condições para que produtos genuinamente brasileiros, nascidos da resiliência e da inventividade das favelas, sejam exportados para o mundo. Há muitos anos criamos a frase “Favela não é carência, favela é potência.” Em nome dessa frase, entendo que o governo estaria apontando para um novo modelo de desenvolvimento econômico. Uma mudança importante na matriz econômica da favela. Chega de exportar miséria, tragédia, crime e violência, uma vez que nossa criatividade é gigante .
Caso se confirme essa promessa, o gesto, por si só, será um marco histórico para o país. Ele representará a realização prática do discurso de inclusão do governo e da Apex. E simbolizará uma mudança de paradigma: da favela vista como problema para a favela vista como potência. Exportar os produtos das favelas será mais do que uma vitória econômica; será um símbolo de que o Brasil está disposto a valorizar e promover o maior ativo de uma nação em desenvolvimento: o povo da periferia, afirma Celso Athayde.
https://exame.com/esg/a-apex-brasil-e-as-favelas-com-inovacao-e-criatividade-a-periferia-pode-conquistar-o-mundo/