Valores morais das pessoas mudam conforme as estações do ano =
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences =>Diário da Saúde
Longe de serem princípios firmados pela educação, pelos exemplos ou por uma vida de reflexões, como normalmente se considera, os valores morais das pessoas podem simplesmente mudar de uma hora para outra – ou de uma estação para outra, para ser mais exato.
Esta descoberta tem implicações de longo alcance, da filosofia e da psicologia à política, ao direito e à saúde, incluindo o momento que as eleições são realizadas, como os processos judiciais são julgados e até a resposta pública a uma crise de saúde.
Ian Hohm e colegas da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) analisaram mais de 10 anos de dados de 230.000 pessoas da Austrália, Canadá e EUA, e descobriram que a adesão das pessoas a certos valores morais varia dependendo da época do ano.
“O endosso das pessoas aos valores morais que promovem a coesão e a conformidade do grupo é mais forte na primavera e no outono do que no verão e no inverno,” resumiu Ian Hohm. “Os valores morais são uma parte fundamental de como as pessoas tomam decisões e formam julgamentos, então achamos que essa descoberta pode ser apenas a ponta do iceberg, pois tem implicações para todos os tipos de outros efeitos posteriores.”
Desde 2009, um site criado por pesquisadores de psicologia social (https://yourmorals.org/) vem coletando dados de pesquisas que medem a adesão dos participantes a cinco valores morais:
* Lealdade: Valorizar a devoção ao grupo e manter fortes laços de grupo.
* Autoridade: Respeitar e seguir a liderança e as regras estabelecidas.
* Pureza: Enfatizar a limpeza, o sagrado e respeitar as tradições.
* Cuidado: Priorizar a gentileza e evitar danos aos outros.
* Equidade: Garantir tratamento igual para todos.
Lealdade, autoridade e pureza são referidas por pesquisadores como valores “vinculativos” porque encorajam a conformidade com as normas da comunidade. Eles também se alinham estreitamente com o conservadorismo político moderno. Cuidado e equidade, ou justiça, podem ser considerados valores mais liberais, com seu foco nos direitos individuais e no bem-estar. Pesquisas mostram que todos orientam os julgamentos das pessoas sobre o certo e o errado.
Os dados mostraram que os entrevistados endossaram os valores “vinculativos” mais fortemente na primavera e no outono, mas não tanto no verão e no inverno – um padrão que foi notavelmente consistente ao longo de 10 anos. Eles também mostraram evidências de que a diminuição no endosso de valores morais vinculativos no verão foi mais pronunciada em áreas com diferenças climáticas sazonais mais extremas.
“Percebemos que os níveis de ansiedade atingem o pico na primavera e no outono, o que coincide com os períodos em que as pessoas endossam valores vinculativos mais fortemente,” disse o professor Mark Schaller. “Essa correlação sugere que uma ansiedade maior pode levar as pessoas a buscar conforto nas normas e tradições do grupo sustentadas por valores vinculativos.”
As descobertas têm implicações de amplo alcance, com exemplos potenciais incluindo:
* Eleições: O momento das eleições pode ter um impacto nos resultados, uma vez que as mudanças nos valores morais influenciam as opiniões e comportamentos políticos.
* Julgamentos legais: Os julgamentos e decisões jurídicas podem ser influenciados por variações sazonais nos valores morais porque aqueles que endossam valores vinculativos tendem a ser mais punitivos com aqueles que cometem crimes e violam as normas sociais.
* Resposta às doenças: Durante a pandemia da covid-19, a extensão em que as pessoas seguiram as diretrizes de distanciamento social e foram vacinadas foi influenciada por seus valores morais. Saber que esses valores mudam com as estações pode ajudar a personalizar campanhas de saúde mais eficazes.
* Preconceito intergrupal: Mudanças sazonais nos valores morais podem afetar a forma como as pessoas veem os de fora ou aqueles que não se conformam às normas do grupo.
A equipe planeja a seguir se aprofundar nas conexões entre a ansiedade e os valores morais e investigar como esses padrões sazonais influenciam preconceitos e julgamentos legais.