Dia do Gestor Ambiental. Dia Mundial de Luta contra a Seca e a Desertificação.

Dia do Gestor Ambiental.

Hoje, dia 17 de junho, comemora-se o dia de uma profissão que vem crescendo cada vez mais e se demonstrando importante, hoje é o Dia do Gestor Ambiental, um profissional tido como um administrador do meio ambiente, pois cabe a ele as decisões referentes à exploração dos recursos naturais e ao impacto de atividades produtivas ao meio ambiente.

 

Dia Mundial de Luta contra a Seca e a Desertificação.

O momento é de refletir sobre os prejuízos e, principalmente, de pensar em alternativas para minimizar os efeitos desse fenômeno que vem avançando a cada ano.

Somente no Brasil, do total de 982.563 km2 da área do Semiárido, cerca de 600 mil km2 já foram gravemente atingidos, englobando oito estados da região Nordeste, além do norte de Minas Gerais. Nos últimos 10 anos, o desmatamento da Caatinga atingiu uma área equivalente ao tamanho de Portugal, a ponto de, hoje, estar com quase 50% do seu território afetado por processos acentuados e severos de desertificação.

Entre os quadros mais graves está o Ceará, onde todos os 184 municípios são afetados por esse fenômeno. No Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí a extensão afetada ultrapassa 90% dos seus territórios, a maior parte localizada no Semiárido, onde as condições ambientais são vulneráveis à exploração extrativista ou ao manejo inadequado dos recursos naturais.

O termo desertificação remete à imagem de um “mar” de areia, sem planta alguma a compor a paisagem, de poucas chuvas em períodos muito breves do ano, e onde não se pratica agricultura – salvo em alguns poucos oásis.

 

 

Rolar para cima