A carreira de compositor de Stravinski foi notável pela sua diversidade estilística. Inicialmente adquiriu fama internacional com três ballets encomendados pelo empresário Sergei Diaguilev e executados pelos Ballets Russes de Diaghilev: L’Oiseau de feu , Petrushka , e Le Sacre du printemps . A Sagração, cuja estreia provocou um motim ( veja nos videos do site), transformou o modo de pensamento dos compositores posteriores acerca da estrutura rítmica, e foi largamente responsável pela reputação duradoura de Stravinski enquanto revolucionário musical, forçando as fronteiras do design musical.
Veja nos videos do site
Igor Stravinsky
Formou-se em Direito em 1905, embora se dedicasse ao piano desde os oito anos. Teve como mestre Rimski-Korsakov e, desde muito cedo, compôs as músicas para os bailados de Diaghilev. Os mais célebres são: O Pássaro de Fogo (1910), Petrouchka (1911) e A Sagração da Primavera (1913), este último bastante controverso, devido aos ritmos e às harmonias pouco ortodoxos para a época. A versatilidade do seu trabalho varia entre o seu bailado neoclássico Pulcinella (1920) e Sinfonia de Salmos (1930). Mais tarde fez uso de novas técnicas de composição em trabalhos como Canticum Sacrum (1955) e o bailado Agon (1953-57).
Com a criação de O Pássaro de Fogo, Stravinsky obteve um enorme sucesso, passando a ser conhecido como um dos compositores mais dotados da nova geração. Os trabalhos instrumentais mais conhecidos incluem Octeto para Instrumentos de Sopro (1923), Concerto para Piano e Instrumentos de Sopro (1924), Piano Sonata (1924) e Serenata (1925), para piano. Durante a Segunda Guerra Mundial, compôs dois trabalhos sinfónicos importantes: Sinfonia em dó maior (1938-40) e Sinfonia em Três Andamentos (1942-45).
As conquistas da obra de Stravinsky deram-se no campo do ritmo, da harmonia e da orquestração. Nesse sentido, rejeitou sempre a ideia germânica de que o desenvolvimento temático apenas se baseia na escrita séria. Essa característica acabou por influenciar vários compositores deste século, como Falla, Prokofiev, Hindemith e Honegger. As suas composições permanecem como um critério de modernismo.
Frases:
“O fenômeno da música que nos é dado com a única finalidade de estabelecer uma ordem nas coisas, inclusive, e especialmente, a coordenação entre o homem e tempo.” — Igor Stravinski
“Se tudo fosse permitido, eu me sentiria perdido num abismo de liberdade.” — Igor Stravinski 0 “O silêncio vai salvar-me de estar errado (e de ser idiota), mas que também irá privar-me da possibilidade de estar certo.”
“Para criar deve existir uma força dinâmica, e que força é mais potente que o amor?” — Igor Stravinski 0 “O que dá o prestígio verdadeiro ao artista são os seus imitadores.” — Igor Stravinski 0
“Minha música é melhor compreendida por crianças e animais.” — Igor Stravinski 0
Saiba mais aqui: https://www.concerto.com.br/noticias/musica-classica/stravinsky-oito-obras-fundamentais-nos-50-anos-de-morte-do-autor