Jim Collins
Quando era professor da Stanford Graduate School of Business, a escola de negócios da Stanford University, Jim Collins começou a se interessar pelo que estava por trás das melhores companhias do mundo: por que algumas prosperavam e outras não?
Escreveu seis bestsellers que, juntos, venderam mais de 10 milhões de cópias e foram traduzidos para 35 idiomas. Entre eles estão títulos já considerados clássicos de negócios, como Empresas feitas para vencer, Feitas para durar e Como as gigantes caem.
Considerado um dos grandes especialistas do mundo quando se trata de gestão empresarial, Collins tem muito a ensinar – e não é só para quem ocupa a sala mais importante do prédio.
Frases:
“Não são as circunstâncias que causam resultados – são as pessoas”
Esse é um dos aspectos mais claros de sua pesquisa: as circunstâncias são apenas o palco em que uma empresa está atuando. É o jeito que suas equipes atuam que é determinante – seus valores, suas escolhas e e a qualidade de sua execução, sua habilidade de não perder seus objetivos de vista em tempos bons ou ruins.
“A inovação por si só não é o segredo da vantagem competitiva, mas sim a capacidade de mesclar disciplina com inovação”
Enquanto a criatividade é um traço humano natural, a disciplina é aprendida.
Empresas que têm sucesso nos negócios, disse ele, unem os dois para obter resultados produtivos e escaláveis.
“Se sua companhia desaparecesse, deixaria um buraco que não poderia ser facilmente coberto por outra empresa no planeta?”
Esse é, para Jim Collins, um dos traços de uma grande empresa. Mas o que isso significa? Cultura, sistemas e processos, explicou ele, são considerados inputs de uma companhia, algo importante que a compõe mas que não determina sua verdadeira grandeza.
Criatividade empírica é apostar com base em evidências, não na loucura ou no sonho”
Para ter sucesso, explicou Jim Collins, não basta criar novos e maravilhosos produtos e serviços. É preciso seguir um princípio de criatividade empírica, que pode ser traduzido como a habilidade de validar instintos criativos empiricamente.
“É melhor construir um relógio que pode dizer as horas mesmo quando você não está lá”
O que isso significa é que, quando uma empresa não depende exclusivamente de um grande líder para funcionar bem, tem mais chances de sucesso. “A essência é construir uma grande cultura para que a organização se torne excelente”, disse.
“Se não está ruim agora, é questão de tempo”
Na vida, altos e baixos são inevitáveis e é importante manter-se atento e praticar a resiliência mesmo quando o céu for de brigadeiro. Assim, quando uma crise surgir, você não será pego de surpresa e tomará decisões reativas ou impensadas que coloquem seu negócio em risco.