Esperança contra AIDS: vírus modificado sequestra proteínas do HIV

Esperança contra AIDS: vírus modificado sequestra proteínas do HIV –Nathan Vieira =>CANALTECH

Em um estudo publicado na revista Science na sexta-feira (9), pesquisadores da University of California, San Francisco anunciaram a descoberta de uma possível nova arma contra o HIV: um imitador molecular que invade uma célula e rouba proteínas essenciais do vírus. Por enquanto, os testes não foram realizados em humanos, mas a ideia é que isso aconteça “em breve”.

Nesses futuros testes, os pesquisadores planejam injetar o vírus em cinco voluntários com HIV. Basicamente, o grupo criou as chamadas partículas interferentes terapêuticas (TIPs, na sigla em inglês), que têm cerca de metade do material genético do HIV.

Conforme anunciado no estudo, os cientistas descobriram que essas novas partículas podem infectar células imunes humanas e inserir seus genes no DNA.

Os cientistas conduziram testes em macacos, infectando-os com um  HIV que normalmente mataria os animais em questão de semanas. Eles então deram uma única injeção dessas partículas.

O tratamento reduziu o nível do vírus e quase todos os macacos que receberam a injeção sobreviveram, sem mostrar nenhum sinal de AIDS.

Atualmente, a ciência está concentrada de diversas formas no combate ao HIV. A Duke University (EUA) desenvolve, atualmente, uma vacina do HIV que gera anticorpos e defesas contra o vírus. Enquanto isso, um remédio injetável da  farmacêutica Gilead Sciences promete proteger mulheres do HIV.

https://canaltech.com.br/saude/esperanca-contra-aids-virus-modificado-sequestra-proteinas-do-hiv/

 

 

Rolar para cima