Estudo abre caminho para vacina contra gripe que imuniza a vida toda =>Revista GALILEU
A gripe afeta um bilhão de pessoas pelo mundo todos os anos. Desse total, algo entre três a cinco milhões desenvolvem formas graves da doença. O alto potencial do vírus influenza para acumular mutações faz com epidemias de gripe sejam anuais, tornando a gripe uma pedra no sapato de epidemiologistas. Mas, agora, cientistas deram um passo importante para a criação de uma vacina que diminua o caráter epidêmico da doença.
Pesquisadores da Oregon Health & Science University, nos Estados Unidos, trabalham em uma vacina universal única, que garante uma imunidade vitalícia. Em um novo estudo, publicado na sexta-feira (19) na revista Nature Communications, eles divulgaram resultados promissores com testes em animais.
A pesquisa se baseou em uma abordagem de vacina patenteada pela universidade, já usada nas etapas iniciais de criação de um imunizante contra o vírus influenza subtipo A (H5N1), mais conhecido por causar gripe aviária.
Contudo, na criação dessa vacina universal, o vírus empregado foi o da gripe espanhola de 1918, que infectou 500 milhões de pessoas – cerca de um quarto da população mundial na época.
“É emocionante porque, na maioria dos casos, esse tipo de pesquisa científica representa um avanço muito gradual para a ciência; em 20 anos, pode se tornar algo grande”, disse Jonah Sacha, pesquisador do Oregon National Primate Research Center envolvido no estudo, em comunicado. “A técnica pode realmente se tornar uma vacina em cinco anos ou menos.”
https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2024/07/estudo-abre-caminho-para-vacina-contra-gripe-que-imuniza-a-vida-toda.ghtml