Ozires Silva
A biografia de Ozires Silva é composta por atuações em diversos seguimentos.
Ozires foi presidente da Embraer até 1986, quando se afastou da organização para assumir o cargo a presidência da Petrobras. Na empresa de energia ele ficou até 1989.
Em 1990 ele se tornou o ministro da infraestrutura do governo Fernando Collor de Mello, durando um ano na posição. No ano de 1991 ele retornou à presidência da Embraer com o objetivo de conduzir o processo de privatização da organização. Transição que se encerrou em 1994.
O engenheiro de formação também presidiu a Varig de 2000 a 2002.
Fora do setor de aeronáutica, um dos principais campos de atuação do executivo é ligada ao ramo da educação. Não à toa é um dos críticos mais ferrenhos ao corte de verba na área.
No seguimento Silva tornou-se reitor, em 2008, da Unimonte. Universidade que foi adquirida pelo grupo Anima Educação em 2018.
Mesmo não atuando no cotidiano da Embraer, Ozires é um dos defensores da parceria entre a organização e a Boeing, algo que impactaria diretamente no faturamento da empresa.
Frases:
“Nós somos produtos do que nos cerca. Nós somos muito influenciados pelo meio onde vivemos e pela sociedade. A gente não consegue ser diferente daquele ar que nós respiramos e do meio que a gente está”
“Todo mundo ia para o aeroclube para aprender a voar. Mas jamais pensava que aquele produto, para ser voado, tinha que ser fabricado. Podia ser tão fascinante quanto voar fabricar um avião”.
““A gente pode começar a verificar os ‘porque não’ e começar a criar os ‘porque sim’.”
- “Você não sabe se vai dar certo. Mas fazer o novo, investir na inovação, é que faz completamente a diferença.”
- “A estrada do sucesso é uma estrada longa. É uma escada íngreme, às vezes com degraus muito altos, e a gente vai ter que se esforçar muito para subir esses degraus.”
- “A desistência é um atributo dos fracos. Os fortes não desistem, eles vão até o fim para buscar o que desejam.”
- “Nenhuma andorinha faz as coisas sozinha. Você precisa de ajuda. Você precisa ajudar.”
- “É preciso acreditar que as pessoas são boas. Retire de cada pessoa o melhor, porque nem todas as pessoas são totalmente ruins.”
- “Colabore, contribua e esteja aberto para receber apoio. Assim, criaremos uma rede de apoio e contribuição mútuos.”