Dia Mundial do Meio Ambiente. A história.

Hoje celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, e que chama a atenção para a conscientização e preservação ambiental.

Fonte: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/about/history

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, reúne milhões de pessoas de todo o mundo, engajando-as no esforço de proteger e restaurar a Terra. Este ano marca o 50º aniversário do evento.

 

A COMUNIDADE

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma global para inspirar mudanças positivas. Pessoas de mais de 150 países participam desse dia internacional das Nações Unidas, que celebra a ação ambiental e o poder dos governos, empresas e indivíduos para criar um mundo mais sustentável.
O evento é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desde sua criação em 1973.

HISTORIA

O Dia Mundial do Meio Ambiente destaca globalmente os desafios ambientais urgentes de nosso tempo. Esse dia internacional da ONU se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, com milhões de pessoas de todo o mundo se engajando para proteger o planeta.

2022 – VIVER EM HARMONIA COM A NATUREZA #UMASÓTERRA

O Dia Mundial do Meio Ambiente homenageou o 50º aniversário daquela que é considerada a primeira cúpula ambiental do mundo, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972. Assim como naquela reunião, o evento adotou o slogan “Only One Earth” (Uma Só Terra), destacando a necessidade urgente de proteger e restaurar o único lar da humanidade.

No evento oficial de 2022, a Suécia, país anfitrião, se comprometeu a parar de emitir licenças para novas extrações de carvão, petróleo e gás natural. Mais de 65 milhões de pessoas comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente on-line.

2021 – RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS #GERAÇÃORESTAURAÇÃO

O foco foi a Restauração de Ecossistemas, celebrada sob o tema “Reimage. Recrie. Restaure”. Organizado pelo Paquistão, o evento destacou a forma como a humanidade vem explorando os ecossistemas do planeta e pediu um esforço global conjunto para reparar os danos causados. A cada três segundos, o mundo perde florestas suficientes para cobrir um campo de futebol e, no último século, metade de todas as áreas úmidas foi destruída.

2020 – BIODIVERSIDADE #HORADANATUREZA

Em 2020, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente se concentrou na biodiversidade, uma preocupação urgente e existencial. O dia foi sediado pela Colômbia. Tendo como pano de fundo a crise da COVID-19, causada pela rápida destruição de habitats, o presidente Iván Duque Márquez disse que “o momento de agir é agora se quisermos garantir nosso presente e nosso futuro”. Quatorze líderes mundiais – incluindo os da Colômbia, Costa Rica, Finlândia, França e Seychelles – divulgaram uma declaração pedindo aos governos de todo o mundo que apoiem uma nova meta global para proteger pelo menos 30% da terra e do oceano do planeta até 2030.

2019 – POLUIÇÃO DO AR #ACABECOMAPOLUIÇÃODOAR

O tema foi a poluição do ar, uma emergência global que causa cerca de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. Tendo a China como anfitriã, o presidente Xi Jinping enfatizou a disposição de seu país em compartilhar sua experiência no combate à poluição do ar com outras nações. A China também lançou seu Relatório de Melhoria da Qualidade do Ar (2013-2018) para mostrar políticas bem-sucedidas e refletir sobre as lições aprendidas.

2018 – ACABE COM A POLUIÇÃO PLÁSTICA #BEATPLASTICPOLLUTION

A Índia sediou a 45ª comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente com o tema “Combata a poluição plástica”. Mais de 6.000 pessoas se reuniram na Versova Beach, em Mumbai, para se juntar ao Campeão da Terra da ONU Meio Ambiente, Afroz Shah, em uma limpeza de praia, onde coletaram mais de 90.000 kg de plástico. O governo indiano assumiu um compromisso ousado de proibir todos os plásticos de uso único, que representam 70% do lixo marinho, até 2022, e os legisladores da União Europeia concordaram com a proibição até 2025.

2017 – CONECTANDO AS PESSOAS COM A NATUREZA    #IMWITHNATURE

“Estou com a natureza” foi o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2017, que inspirou mais de 1.800 eventos, desde o plantio de árvores em Mumbai até a queima de marfim em Angola e uma corrida pelo Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. No país anfitrião, o Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau juntou-se a Erik Solheim, do PNUMA, para se conectar com a natureza remando em caiaques ao longo do rio Niagara.

2016 – COMÉRCIO ILEGAL DE VIDA SELVAGEM #SELVAGEMPELAVIDA

O dia é um trampolim para a #WildforLife, na época a maior campanha digital do PNUMA e um grande impulso para combater o crime internacional contra a vida selvagem. O país anfitrião, Angola, promete restringir o comércio de marfim de elefante. A China, um dos principais destinos de produtos ilegais da vida selvagem, posteriormente se compromete a fechar seu mercado doméstico de marfim.

2015 – EFICIENCIA DE RECURSOS E CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS #CONSUMEWITHCARE

O Dia Mundial do Meio Ambiente se torna viral. Realizado em Milão, na Itália, com o tema “Sete bilhões de pessoas. Um planeta. Consuma com cuidado”, é o assunto mais popular no Twitter em mais de 20 países.

2014 – PEQUENOS ESTADOS INSULARES EM DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS #CLIMATECHANGE

O tema “Levante sua voz, não o nível do mar!” aumenta a conscientização sobre os perigos que as nações insulares enfrentam com as mudanças climáticas. No ano seguinte, os pequenos Estados insulares garantem um acordo nas negociações climáticas de Paris para perseguir a ambiciosa meta de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C.

2013 – THINK.EAT.SAVE. REDUZA SUA PEGADA ALIMENTAR #THINKEATSAVE

Organizado pela Mongólia, o tema deste ano é “Think.Eat.Save”. A campanha destaca o impacto ambiental do desperdício de alimentos, capacitando as pessoas a fazerem escolhas informadas para reduzir o impacto ecológico da produção de alimentos.

2012 – ECONOMIA VERDE: ELA INCLUI VOCÊ? #INCLUI VOCÊ?

Vinte anos após a Cúpula da Terra, o Dia Mundial do Meio Ambiente retorna ao Rio de Janeiro, Brasil. O tema “Economia Verde: Inclui Você?” amplia os esforços do PNUMA para criar uma ordem financeira global mais sustentável. O site do Dia Mundial do Meio Ambiente registra mais de 4,25 milhões de visitas, um novo recorde.

2011 – FLORESTAS: A NATUREZA A SEU SERVIÇO

Organizado pela Índia, o Dia Mundial do Meio Ambiente apresentou uma competição amigável entre o ator Don Cheadle e a empresária Gisele Bündchen para ver quem conseguia atrair mais seguidores nas mídias sociais. Como parte do concurso, Bündchen plantou a primeira de 50.000 árvores no Parque Municipal de Grumari, no Rio de Janeiro. Pessoas de todo o mundo registraram mais de 4.000 atividades relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

2010 – UM FUTURO

A Iniciativa Legado do Dia Mundial do Meio Ambiente arrecada mais de US$ 85.000 para a conservação dos gorilas e iluminação solar em vilarejos de Ruanda, país anfitrião. Os eleitores de uma competição global on-line escolhem nomes para vários bebês gorilas, destacando seu status de ameaça durante o Ano Internacional da Biodiversidade.

2009 – SEU PLANETA PRECISA DE VOCÊ: UNA-SE PARA COMBATER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 2008 – CHUTE O HÁBITO! RUMO A UMA ECONOMIA DE BAIXO CARBONO

 2007 – DERRETIMENTO DO GELO – UM TEMA QUENTE?

O tema “Derretimento do gelo? – A Hot Topic”, apresentado pela Noruega em Tromsø, marca o primeiro de três anos consecutivos em que o dia chama a atenção para a mudança climática. Isso ocorre justamente quando o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas afirma que o aquecimento do clima é inequívoco.

2006 – DESERTOS E DESERTIFICAÇÃO – NÃO DESERTIFIQUE AS TERRAS SECAS!

Uma década após a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, o Dia Mundial do Meio Ambiente lembra as pressões sobre as terras secas, quando a Argélia sedia as comemorações sob o slogan “Desertos e Desertificação – Não deserte as Terras Secas!”

2005 – CIDADES VERDES: PLANEJE PARA O PLANETA!

O Dia Mundial do Meio Ambiente é realizado pela primeira vez na América do Norte, com São Francisco sediando centenas de eventos em torno do tema “Cidades Verdes: Planeje para o Planeta”. Realizado no ano em que o Protocolo de Kyoto entra em vigor, o evento conta com a participação do ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore, e do ex-prefeito de São Francisco, Gavin Newsom.

2004 – WANTED! MARES E OCEANOS – VIVOS OU MORTOS?

2003 – ÁGUA: DOIS BILHÕES DE PESSOAS ESTÃO MORRENDO POR ELA!

As principais comemorações ocorrem em Beirute, no Líbano, o que é inédito na Ásia Ocidental. O tema “Água – Dois bilhões de pessoas estão morrendo por ela!” foi escolhido em apoio ao Ano Internacional da Água Doce.

river
CLIMATE CHANGE, INCLUDING THE THREAT FROM RISING SEA LEVELS TO AREAS SUCH AS THE MEKONG DELTA, HAS BEEN THE MOST-VISITED THEME OF WORLD ENVIRONMENT DAY.

2002 – DÊ UMA CHANCE À TERRA

2001 – CONECTE-SE COM A REDE MUNDIAL DA VIDA

Organizado pela Itália. O Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, escolhe o Dia Mundial do Meio Ambiente para lançar a Avaliação Ecossistêmica do Milênio, um esforço sem precedentes para mapear a saúde do planeta. Refletindo o tema “Conecte-se com a World Wide Web of Life”, as festividades internacionais ocorrem em várias cidades: Torino, Itália; Havana, Cuba; Hue, Vietnã; e Nairóbi, Quênia.

2000 – O MILÊNIO DO MEIO AMBIENTE – HORA DE AGIR

Organizado pela Nova Zelândia. O PNUMA lança o site do Dia Mundial do Meio Ambiente, facilitando o registro das atividades de pessoas de todo o mundo e criando um senso de comunidade global. Os principais eventos ocorrem em Adelaide, Austrália, sob o tema “The Environment Millennium – Time to Act”, antes da cúpula internacional que estabelece as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

1998

O Dia Mundial do Meio Ambiente destaca as ameaças aos ecossistemas marinhos pela primeira vez, usando o tema “Pela vida na Terra – Salve nossos mares” em apoio ao Ano Internacional do Oceano. Moscou, na Rússia, sedia as comemorações.

1996

O ativista nigeriano Ken Saro-Wiwa recebe um prêmio póstumo Global 500 durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em Ancara, Turquia. Com o prêmio, o Dia Mundial do Meio Ambiente destaca a ligação entre os direitos humanos e ambientais.

1995

A África do Sul é a anfitriã um ano após Nelson Mandela ter se tornado presidente. Mandela participa das comemorações, atraindo grande atenção internacional para os temas ambientais. Um ano antes, o líder antiapartheid usou o dia para declarar que a Table Mountain da Cidade do Cabo era um “presente para a Terra” e uma prova do compromisso da África do Sul em proteger a biodiversidade.

1993

A China realiza o Dia Mundial do Meio Ambiente em Pequim, aumentando a conscientização ambiental na nação mais populosa do mundo, sob o tema “Pobreza e Meio Ambiente – Quebrando o Círculo Vicioso”. O evento retorna à China em 2002, tendo como anfitriã a cidade de Shenzhen.

1992

O Dia Mundial do Meio Ambiente é realizado no Rio de Janeiro, Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Cúpula da Terra. As nações negociam tratados importantes sobre mudança climática, desertificação e biodiversidade, e definem o rumo para o desenvolvimento sustentável contemporâneo.

1989

Um ano após a criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, as comemorações realizadas em Bruxelas, na Bélgica, refletem a crescente preocupação com o aquecimento global. O tema será revisitado mais do que qualquer outro nas campanhas subsequentes do Dia Mundial do Meio Ambiente.

1988

As principais comemorações começam a ser realizadas em todo o mundo, começando em Bangcoc, na Tailândia. O tema “Quando as pessoas colocam o meio ambiente em primeiro lugar, o desenvolvimento será duradouro” surge um ano após o Relatório Brundtland ter apresentado seu influente modelo de sustentabilidade.

1987

O PNUMA marca o dia em sua sede em Nairóbi, Quênia, apresentando o primeiro de seus prêmios Global 500 para campeões ambientais, incluindo Wangari Maathai. Os prêmios tornaram-se um dos pilares das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente até 2003.

1986

O tema “Uma Árvore para a Paz” coincide com o Ano Internacional da Paz. Refletindo o perfil crescente do Dia Mundial do Meio Ambiente, líderes políticos e religiosos, incluindo o presidente francês François Mitterrand, o primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi e o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, participam de uma cerimônia global plantando uma árvore e enfatizando as ligações entre conflito e destruição ambiental.

 

A tree for peace
FORMER UNITED NATIONS SECRETARY-GENERAL JAVIER PÉREZ DE CUÉLLAR PLANTS A TREE AT UN HEADQUARTERS IN NEW YORK ON WORLD ENVIRONMENT DAY 1986.

1981

A campanha chama a atenção para os produtos químicos tóxicos nas águas subterrâneas e nas cadeias alimentares. No ano seguinte, o Conselho de Administração do PNUMA adota o Programa de Montevidéu, estabelecendo prioridades para a elaboração de leis globais que levam a importantes acordos internacionais que restringem ou eliminam uma série de produtos químicos e poluentes perigosos.

1979

O tema “Apenas um futuro para nossas crianças” coincide com o Ano Internacional da Criança. Pela primeira vez, o Dia Mundial do Meio Ambiente coincide com um ano internacional designado pela ONU, uma tendência que cresce à medida que os problemas ambientais aumentam na agenda global.

1977

O PNUMA usa o dia para destacar a preocupação com a camada de ozônio, estabelecendo uma tendência para que o Dia Mundial do Meio Ambiente gere um impulso inicial vital em questões ambientais críticas. São necessários mais 10 anos para selar o histórico Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio.

1973

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado pela primeira vez com o slogan “Only One Earth”.

1972

A Assembleia Geral da ONU designa o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, marcando o primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Outra resolução, adotada pela Assembleia Geral no mesmo dia, leva à criação do PNUMA.

Rolar para cima