Usar tablet desde cedo faz crianças ficarem mais irritadas, diz estudo =>Revista GALILEU
É comum observar crianças utilizando tablets e smartphones já nos primeiros anos de vida. No entanto, o uso precoce dessas tecnologias pode resultar em mais episódios de raiva e frustração entre os pequenos, de acordo com uma nova pesquisa publicada na última segunda-feira (12) na revista científica JAMA Pediatrics. O estudo buscou entender como as telas podem estar associadas à desregulação emocional infantil.
A primeira infância, que abrange os primeiros cinco anos de vida, é uma etapa fundamental para o desenvolvimento emocional das crianças. Durante esse período, ocorre um avanço significativo no amadurecimento cerebral e no fortalecimento dos vínculos familiares, permitindo que os pequenos comecem a identificar emoções e a se comunicar.
A partir das informações coletadas, foi possível observar que um maior tempo de tela entre crianças de 3,5 anos fazia com que elas se tornassem mais frustradas e irritadas um ano depois, aos 4,5. Essa mesma tendência se repetiu no ano seguinte, o que pode apontar um ciclo negativo no desenvolvimento emocional na primeira infância causado pelo uso dos tablets.
Embora ainda não se saibam o porquê da irritabilidade estar associada ao tempo de tela, os pesquisadores traçaram algumas hipóteses para esse comportamento.
“Crianças que passam mais horas usando telas podem perder oportunidades de se envolver em atividades, como interações com cuidadores ou brincadeiras com outras crianças, que são essenciais para treinar e, eventualmente, determinar o [seu próprio] autocontrole”, escreveram os pesquisadores no artigo.
Os pesquisadores desenvolveram um Questionário de Comportamento Infantil para reunir dados de 315 pais de crianças em idade pré-escolar na província de Nova Escócia, no Canadá. Os pais atualizaram as informações sobre os pequenos anualmente durante a pandemia de Covid-19, começando quando as crianças tinham três anos e meio (em 2020), depois aos quatro anos e meio (2021), e, por fim, aos cinco anos e meio (2022).
https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2024/08/usar-tablet-desde-cedo-faz-criancas-ficarem-mais-irritadas-diz-estudo.ghtml