Planejamento Estratégico para a Vida – MOMENTO INSIGHT

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Planejamento Estratégico para a Vida - MOMENTO INSIGHT
/

Insight by Daniel de Carvalho Luz na voz de Irineu Toledo. Ouça, inspire-se e compartilhe! Feliz Dia Novo!

Planejamento Estratégico para a VIDA

Uma breve reflexão e a relevância do assunto

No início do filme Gladiador, o personagem Maximus, interpretado por Russell Crowe, é um famoso general romano que tem o respeito tanto de suas tropas como do próprio César. Ele ocupa um papel específico, de muito poder, dentro de uma estrutura hierárquica. No entanto, após algumas cenas, é forçado a tomar uma posição em relação àquilo em que acredita, e seu mundo vira de pernas para o ar.

Traído por um homem que ele considera um irmão, sentenciado a uma morte injusta e testemunha do assassinato brutal de sua família, ele passa a ter um novo objetivo: vingança… Não originada do rancor ou ciúme, mas nascida de um desejo de justiça.

Conforme parte em busca de seu novo objetivo, Maximus mostra que é guiado por princípios bem claros. Ele se recusa a matar um homem a sangue-frio apenas para agradar o povo, reagrupa os escravos para o benefício de todos e mantém-se fiel aos que ajudaram. Por fim, sacrifica-se pelo bem do povo romano, morrendo em uma batalha contra a tirania e a injustiça.

Ah, se o roteiro da vida fosse tão claro…

O filme Gladiador mostra, em duas horas, como a vida pode ser simples se conseguirmos responder a três perguntas chave: Qual é meu objetivo? Em que eu acredito? Como posso ir além de meu “eu”?

Em meio à intensa dinâmica do dia a dia, o tempo nos escorre por entre os dedos e deixamos de praticar um dos mais importantes exercícios na vida: definir sonhos e planejar as estratégias que nos levem até eles.

“Não sei exatamente para onde quero ir, mas estou disposto a fazer de tudo para chegar lá”.

Muitos parecem viver em meio à superficialidade tendo perdido o contato com seus os legítimos valores de conduta. Como resultado dessa falta de direcionamento e visão de futuro tem-se um desequilíbrio das diversas perspectivas de vida como pessoal, profissional e familiar, gerando insatisfação e ansiedade.

Uma vida de realização plena é antes de tudo uma escolha pessoal. Cada pessoa é um ser humano singular dotado de um potencial único, e a capacidade de assumir a responsabilidade pelo próprio destino depende do exercício de conhecer e respeitar a si próprio.


“Você será do tamanho dos seus sonhos, portanto, pense grande”.

Estabeleça uma meta, garanto que ajuda extraordinariamente escrevê-la. Fazer um plano para três, quatro ou no máximo cinco anos, definindo o que se quer alcançar e o que se acredita que é possível fazer no transcurso desse tempo para ir conseguindo cumprir o plano. Não é o diário íntimo onde alguns descrevem seu passado; é o mapa de nosso futuro desejado e suas possíveis estradas. Quanto menos palavras, mais objetividade, consistência e menos dúvidas. E o que é determinante, abrir o plano no mínimo a cada três meses e reencontrar-se consigo mesmo em um processo de análise e meditação, para avaliar como está traçando sua rota e que possíveis melhoras, mudanças ou retificações terá que fazer.

O simples fato de fazer isso nem sempre significa que você chegará, mas que se desviará menos.

Insight by Daniel de Carvalho Luz

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

RSS Feliz Dia Novo Podcast