
Insight by Daniel de Carvalho Luz na voz de Irineu Toledo. Ouça, inspire-se e compartilhe! Feliz Dia Novo!
Planejamento Estratégico para a VIDA
Uma breve reflexão e a relevância do assunto
No início do filme Gladiador, o personagem Maximus, interpretado por Russell Crowe, é um famoso general romano que tem o respeito tanto de suas tropas como do próprio César. Ele ocupa um papel específico, de muito poder, dentro de uma estrutura hierárquica. No entanto, após algumas cenas, é forçado a tomar uma posição em relação àquilo em que acredita, e seu mundo vira de pernas para o ar.
Traído por um homem que ele considera um irmão, sentenciado a uma morte injusta e testemunha do assassinato brutal de sua família, ele passa a ter um novo objetivo: vingança… Não originada do rancor ou ciúme, mas nascida de um desejo de justiça.
Conforme parte em busca de seu novo objetivo, Maximus mostra que é guiado por princípios bem claros. Ele se recusa a matar um homem a sangue-frio apenas para agradar o povo, reagrupa os escravos para o benefício de todos e mantém-se fiel aos que ajudaram. Por fim, sacrifica-se pelo bem do povo romano, morrendo em uma batalha contra a tirania e a injustiça.
Ah, se o roteiro da vida fosse tão claro…
O filme Gladiador mostra, em duas horas, como a vida pode ser simples se conseguirmos responder a três perguntas chave: Qual é meu objetivo? Em que eu acredito? Como posso ir além de meu “eu”?
Em meio à intensa dinâmica do dia a dia, o tempo nos escorre por entre os dedos e deixamos de praticar um dos mais importantes exercícios na vida: definir sonhos e planejar as estratégias que nos levem até eles.
“Não sei exatamente para onde quero ir, mas estou disposto a fazer de tudo para chegar lá”.
Muitos parecem viver em meio à superficialidade tendo perdido o contato com seus os legítimos valores de conduta. Como resultado dessa falta de direcionamento e visão de futuro tem-se um desequilíbrio das diversas perspectivas de vida como pessoal, profissional e familiar, gerando insatisfação e ansiedade.
Uma vida de realização plena é antes de tudo uma escolha pessoal. Cada pessoa é um ser humano singular dotado de um potencial único, e a capacidade de assumir a responsabilidade pelo próprio destino depende do exercício de conhecer e respeitar a si próprio.
“Você será do tamanho dos seus sonhos, portanto, pense grande”.
Estabeleça uma meta, garanto que ajuda extraordinariamente escrevê-la. Fazer um plano para três, quatro ou no máximo cinco anos, definindo o que se quer alcançar e o que se acredita que é possível fazer no transcurso desse tempo para ir conseguindo cumprir o plano. Não é o diário íntimo onde alguns descrevem seu passado; é o mapa de nosso futuro desejado e suas possíveis estradas. Quanto menos palavras, mais objetividade, consistência e menos dúvidas. E o que é determinante, abrir o plano no mínimo a cada três meses e reencontrar-se consigo mesmo em um processo de análise e meditação, para avaliar como está traçando sua rota e que possíveis melhoras, mudanças ou retificações terá que fazer.
O simples fato de fazer isso nem sempre significa que você chegará, mas que se desviará menos.
Insight by Daniel de Carvalho Luz