O Tratado de Gratidão de São Thomas de Aquino – Momento Insight

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Bom Dia Irineu Toledo
Bom Dia Irineu Toledo
O Tratado de Gratidão de São Thomas de Aquino - Momento Insight
/

Uma história do livro Insight , de Daniel C. Luz, comentada à luz do Tratado de gratidão, de São Thomas de Aquino, por Irineu Toledo.

Tomás de Aquino, italiano Tommaso d’Aquino (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março de 1274), foi um frade católico italiano da Ordem dos Pregadores (dominicano) cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica. Ele foi o mais importante proponente clássico da teologia natural e o pai do tomismo. O Tomismo procurando assim integrar o pensamento aristotélico e neoplatônico, aos textos da Bíblia, gerando uma filosofia do Ser, inspirada na fé, com a teologia científica. Sua influência no pensamento ocidental é considerável e muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas ideias, particularmente na ética, lei natural, metafísica e teoria política. Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época, Tomás abraçou as ideias de Aristóteles – a quem ele se referia como “o Filósofo” – e sintetizou a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo.
Tomás é venerado como Santo pela Igreja Católica e é tido como o professor modelo para os que estudam para o sacerdócio por ter atingido a expressão máxima tanto da razão natural quanto da teologia especulativa. O estudo de suas obras há muito tempo tem sido o cerne do programa de estudos obrigatórios para os que buscam as ordens sagradas (como padres e diáconos) e também para os que se dedicam à formação religiosa em disciplinas como filosofia católica, teologia, história, liturgia e direito canônico. Tomás foi também proclamado Doutor da Igreja por Pio V em 1568.
“ Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir…”
São Tomás de Aquino

O Programa Feliz Dia Novo vai ao ar de segunda a partir das 06h da manhã pelo canal Irineu Toledo – Rádio Positiva no YouTube. E na sequência fica disponível em todas as plataformas de podcast. Você também pode acompanhar ao vivo pela Rádio Positiva. Baixe o app no seu celular. Google Play e AppStore. Compartilhe.

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Bom Dia Irineu Toledo Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

RSS Feliz Dia Novo Podcast