Faça Perguntas – MOMENTO INSIGHT

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Faça Perguntas - MOMENTO INSIGHT
/

Se você estivesse para morrer esta noite, sem a oportunidade de se comunicar com quem quer que fosse, do que mais se arrependeria de não ter dito a alguém? Por que ainda não lhe disse? Venha refletir comigo sobre outras perguntas inquietantes, a partir do do livro Insight de Daniel Carvalho Luz. Inspire-se!

Programa Feliz Dia Novo com Irineu Toledo, segunda-feira, com a presença do autor Daniel Carvalho Luz. Venha para este diálogo nutritivo. https://www.youtube.com/c/IrineuToledoPositivese?sub_confirmation=1

Momento Insight, adaptado do livro Insight de Daniel Carvalho Luz. Argumento pra você refletir comigo a partir de agora e com Daniel Carvalho Luz.

O tema é FAÇA PERGUNTAS

“A única pergunta tola é a pergunta que você não faz”. Diz que Sócrates era sábio não porque tinha as respostas certas, mas porque tinha as perguntas certas. 

Perguntas. Quais seriam as perguntas certas? Elas podem ser penetrantes, podem conduzir a respostas reveladoras, podem expor motivos ocultos, podem nos capacitar a enfrentar a verdade que não queremos admitir até. Tem o livro The Book Of Questions, o livro das perguntas do Dr Gregory Stock, que é um desses livros que te enchem de inquietações. São 275 perguntas penetrantes. Por exemplo, vai respondendo se você puder:

Se você tivesse pra morrer hoje, sem oportunidades de se comunicar com quem quer que fosse, do que mais você se arrependeria de não ter dito a alguém? Pode me responder senhora e senhor, menino e menina?  Você não disse ainda por quê.

Você descobre que a sua filhinha, o seu filhinho maravilhoso de 1 ano de idade, uma confusão feita no berçário do hospital, não é na verdade o seu filho. E aí, depois de 1 ano dessa convivência você faz o que? Você volta ao hospital pra tentar corrigir o engano? 

Sua casa, com tudo o que você tem pega fogo. Você salva as pessoas, pega o seu cachorro, o hamster, tira tudo da casa, consegue salvar, mas ainda dá tempo de entrar lá dentro e buscar alguma coisa que você não gostaria de perder. Você entra na casa pegando fogo para pegar esta coisa? E o que seria isso que você vai pegar lá dentro da casa? O que você volta para buscar? Você se arrisca?

Se você descobre que uma amigo ou uma amiga muito querido está com Aids. O que você faz? Você o evitaria? E se fosse o seu irmão? E se fosse a sua irmã? E se fosse a sua filha? E se fosse o seu pai?

É engraçado como as perguntas nos forçam a encarar questão, não é? Interessante as perguntas do livro de Stock porque parte delas começam por que. Contudo, essas não ficam circundando vão direto ao cerne da questão. Você é obrigado a responder. Por exemplo:

Por que você existe?

Por que você, às vezes, mente?

Por que você escolheu essa profissão? Por que você ainda mantém essa profissão?

Por que você ainda trabalha nesta empresa?

Por que você se casou? Por que se mantém casada? Por que se mantém casado?

São tantas perguntas, né. As perguntas também estimulam a criatividade. Implicitamente a criatividade sempre começa com uma pergunta. Tanto em sua vida profissional, pessoal a qualidade de sua produtividade é determinada também pela qualidade de suas perguntas para si mesmo. Pela maneira como você aborda as circunstâncias, os problemas, as necessidades e as oportunidades. 

Vamos ver a natureza das perguntas. Uma pergunta é uma abertura pra criação, para a criatividade. Uma pergunta pode ser uma questão indefinida, pode deixar aquilo no ar e você ficar muito tempo tentando responder. Uma pergunta também te incita, te convida a inovar, a mudar o jeito de pensar. Uma pergunta pode ser o início de uma aventura, pode ser o primeiro passo. Uma pergunta também pode ser uma resposta disfarçada. É aquela pergunta retórica, que você quer que a pessoa responda pra si mesma, pra si mesmo. É o que eu estou fazendo aqui, deixando você pensar e responder pra si mesmo. Você está no seu próprio tribunal. 

Pois uma pergunta mexe e provoca aquilo que ainda não foi mexido, não foi provocado muitas vezes e você tem que responder. Uma pergunta pode ser um ponto de partida, uma pergunta não tem início, ela quer uma companheira, quer expandir a sua compreensão sobre algo. Faça então uma pergunta tola e consiga quem sabe uma resposta inteligente, ou às vezes, uma pergunta inteligente pode ter uma resposta tola.

O que são as perguntas tolas? Esta é uma pergunta tola muito boa. Não existe pergunta tola. O filósofo Alan Watts disse que se fosse estabelecer uma universidade onde o aprendizado real pudesse acontecer, ele faria a cada aluno no primeiro dia de aula apenas uma pergunta, como base para os próximos 6 anos de aprendizado para aquele aluno. Sua pergunta seria O que você considera uma boa vida? Se o aluno respondesse uma bela casa, ele iria fazer uma série de perguntas sobre o que é uma casa. O que você precisa saber a respeito de arquitetura, a respeito de construção? Quantos estilos de arquitetura existem? Quais são eles? Onde ocorreram? Qual é a origem? Quais eram as bases da construção e do paisagismo? 

Pois é, muitas perguntas você pode fazer e eu vou deixar você agora e partir para as perguntas que você vai fazer na sua lista pessoal. Qual pergunta você quer responder pra si mesmo? Que pergunta anda passeando com você por esses dias, esse mês, este ano? Que pergunta você tem dentro de você a vida toda? Investigue as perguntas, mesmo que você não tenha uma resposta exata, elaborada, faça perguntas.

Esse é o convite da reflexão de hoje adaptada do livro de Daniel Carvalho Luz, Insight. Faça perguntas. A resposta ainda que não venha de maneira objetiva e clara, certamente você terá construindo novas perguntas que vão te levar a outras reflexões e de um jeito ou de outro a sua consciência se expande e você acumula novos conhecimentos, novas percepções. Ainda que a cada dia o número de perguntas aumente.

Que pergunta você quer fazer agora? Pergunta que eu te respondo com outra pergunta.

Momento Insight, texto adaptado do livro da primeira edição do livro Insight I de Daniel Carvalho Luz, argumento desta segunda-feira para trocar ideias com o autor Daniel Carvalho Luz. Rádio Positiva – Uma rede conectada à boa atitude.

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • DIÁLOGO NUTRITIVO com Wagner Motta – O Código da Realização 19 de outubro de 2021
    No diálogo nutritivo de hoje, Irineu Toledo recebe Wagner Motta, que vem falar sobre seu livro O Código da Realização. Ouça e inspire-se! Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Como causar um grande impacto no mundo – BOM DIA 19 de outubro de 2021
    Siga a sabedoria chinesa que diz “Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa”. Antes de tentar modificar o outro, examine-se. Feliz Dia
    Irineu Toledo
  • Sociedade do Cansaço – INSIGHT COM O AUTOR 18 de outubro de 2021
    Hoje a reflexão com Irineu Toledo e Daniel Carvalho Luz é sobre cansaço, propósito, equilíbrio. Temos exigido de mais de nós mesmos. Ouça e inspire-se! Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Faça alguma coisa – BOM DIA 18 de outubro de 2021
    “Você não pode fazer tudo, mas pode fazer alguma coisa. Se todos nós fizéssemos alguma coisa, poderíamos conquistar qualquer coisa” Robert L. Shimmel. O que você vai fazer agora? Feliz Dia Novo! O Programa Feliz Dia Novo vai ao ar de segunda à sexta-feira das 07:30h Às 08:30h pelo canal Irineu Toledo – Rádio Positiva no […]
    Irineu Toledo