Faça perguntas – MOMENTO INSIGHT

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Faça perguntas – MOMENTO INSIGHT
/

Responda uma pergunta estranha: Quais serão as 6 pessoas (não parentes) que vão carregar o seu caixão? (não se preocupe, vai demorar). Apenas para fazer um exercício sobre quem está com você nos bons e nos maus momentos. Entregue ao mundo hoje o que você tem de melhor dentro de você. Que sua presença simpática, leve e ética faça a diferença em todos os ambientes em que você estiver.

Momento Insight, do livro das atitudes criativas, atitudes vitoriosas de Daniel Carvalho Luz. 

Toda segunda-feira, você sabe, ele está aqui com a gente no Feliz Dia Novo. Facebook, Youtube, Instagram.

Uma pergunta muito estranha. 

“Uma pergunta pode ser mais importante do que qualquer resposta”. Diz Walcyr Carrasco.

Em um dia quente de primavera, Albert Einstein que na época trabalhava no Center Advanced Studies em Princeton, Nova Jersey, media a passos um quadrado. Ele tinha as mãos cruzadas às costas e murmurava algo consigo mesmo. Um circunstante curioso que observava o grande cientista e se maravilhava com o que ele poderia estar dizendo baixinho enquanto falava consigo mesmo, entrou discretamente no raio de ação de sua audição. 

Perdido em pensamentos Einstein repetia assim:

– Se eu apenas tivesse a pergunta certa, se eu apenas tivesse a pergunta certa.

Einstein estava procurando a pergunta. Einstein estava tentando desenvolver uma teoria que unificaria os esotéricos campos das partículas físicas e da astrofísica.

Para esse grande pensador, a jornada para a compreensão não começava com soluções, mas com perguntas. A medida que ele buscava as respostas necessárias para o desenvolvimento da teoria do campo unificado, seu foco permanecia na elaboração da pergunta certa. Faça perguntas.

Essa história especialmente ilustrativa mostra, talvez apócrifa ou não, sustenta um ponto importante e surpreendentemente elucidativo: insistir na descoberta das respostas não deve obscurecer a importância de se fazer as perguntas certas. 

Quantas pessoas são necessárias pra carregar um caixão?

Uma pergunta estranha. Mas você sabe a resposta. Pode ser 6, dependendo do tamanho do defunto, no mínimo 4.Mais uma pergunta estranha.

Se você tivesse que escolher 6 pessoas pra carregar o seu caixão quem escolheria?

Temos vários amigos, que pensamos nós, estão dispostos a realizar essa tarefa pressupondo que não haja nada mais urgente em suas agendas. No entanto não é esse tipo de amigo que gostaríamos que nos conduzisse a sepultura, esse que fosse olhar para a agenda.

Queremos amigos que estejam dispostos a interromper qualquer atividade pra estar conosco neste momento, nesta homenagem. Sei que o assunto pode parecer, e é mórbido, diz aqui o Daniel Luz. Mas é interessante preparar uma lista com nome daqueles que um dia virão a carregar o nosso caixão. Não por acharmos que precisaremos deles logo, espero que não. Mas porque estas são as pessoas que estão dispostas a estarem conosco nos bons e nos maus momentos. 

Temos que ter consciência de que se quisermos desenvolver amizades profundas temos que formular e responder esta pergunta:

Quem carregará o meu caixão? Quem vai interromper a sua agenda? Quem vai interromper o seu compromisso?

O problema é que com a vida corrida e complicada que levamos, fica difícil prepararmos os carregadores de nosso caixão. É indispensável ter amigos. É bem verdade que as amizades acabam trazendo consigo também inúmeras dores de cabeça e transtornos e bullyngs, liberdades que os amigos trazem. Contudo, diante das recompensas da fidelidade, da lealdade com nossas amizades vale a pena aceitarmos as frustrações decorrentes disso. Alguma pergunta ai?

Uma pergunta para você pensar, quais são as pessoas, laços fortes, aquelas que estão com você nos bons e maus momentos. Onde é que você está lastrando os seus relacionamentos? Quando você faz essa pergunta, você exclui os parentes. Não é para colocar os parentes, eles estarão lá até por obrigação. Mas, quem são os 6 amigos que você tem certeza vão estar lá segurando a alça?

Faça perguntas! Você seguramente vai encontrar boas respostas. Faça perguntas.

Adaptado do livro Insight 2 de Daniel Carvalho Luz

Momento Insight adaptado do livro Fênix de Daniel Carvalho Luz. Vamos falar sobre esta reflexão, nesta segunda-feira no Programa Feliz Dia Novo ao vivo às 7:30h pelo canal Irineu Toledo – Positive-se no Youtube.

O Programa Feliz Dia Novo vai ao ar de segunda à sexta-feira das 07:30h Às 08:30h pelo canal Irineu Toledo – Rádio Positiva no YouTube. E na sequência fica disponível em todas as plataformas de podcast. Você também pode acompanhar ao vivo pela Rádio Positiva. baixe o app no seu celular. Google Play e AppStore. Compartilhe.

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • DIÁLOGO NUTRITIVO com Wagner Motta – O Código da Realização 19 de outubro de 2021
    No diálogo nutritivo de hoje, Irineu Toledo recebe Wagner Motta, que vem falar sobre seu livro O Código da Realização. Ouça e inspire-se! Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Como causar um grande impacto no mundo – BOM DIA 19 de outubro de 2021
    Siga a sabedoria chinesa que diz “Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa”. Antes de tentar modificar o outro, examine-se. Feliz Dia
    Irineu Toledo
  • Sociedade do Cansaço – INSIGHT COM O AUTOR 18 de outubro de 2021
    Hoje a reflexão com Irineu Toledo e Daniel Carvalho Luz é sobre cansaço, propósito, equilíbrio. Temos exigido de mais de nós mesmos. Ouça e inspire-se! Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Faça alguma coisa – BOM DIA 18 de outubro de 2021
    “Você não pode fazer tudo, mas pode fazer alguma coisa. Se todos nós fizéssemos alguma coisa, poderíamos conquistar qualquer coisa” Robert L. Shimmel. O que você vai fazer agora? Feliz Dia Novo! O Programa Feliz Dia Novo vai ao ar de segunda à sexta-feira das 07:30h Às 08:30h pelo canal Irineu Toledo – Rádio Positiva no […]
    Irineu Toledo