Como Você Se Vê? – Momento Insight

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

“Conhecer os outros é inteligência; conhecer a si mesmo é sabedoria de verdade.” LAO TZU. O que importa é conhecer-se de fato, com seus talentos e seus limites, para ter um ponto de partida na realidade. Não tente se convencer de que você é o super homem ou a mulher maravilha. Feliz Dia Novo!

Há uma parábola que conta que um grupo de animais decidiu fazer algo significante para resolver os problemas do mundo novo. Para isso, organizaram uma escola. Eles adotaram um currículo de atividades que incluía corrida, escalada, natação e voo. Para ficar ainda mais fácil de administrar o currículo, todos os animais se matricularam em todas as matérias.
O pato era excelente em natação; de fato, melhor do que o seu instrutor. Mas conseguia apenas níveis suficientes no voo, e era muito ruim em corrida. Por ser lento na corrida, ele tinha de diminuir o horário da natação e ficar depois da aula para praticar. Isso causou sérios danos às membranas natatórias de seus pés e assim ele se tornou apenas médio em natação. Mas o médio era bastante aceitável e assim ninguém se preocupou com isso – exceto o pato.
O coelho começou como o primeiro em sua turma de corrida, mas desenvolveu uma contração nervosa nos músculos da perna por causa do enorme esforço na natação.
O esquilo era excelente em escalada, mas encontrou constantes frustrações na classe de voo porque seu professor o fez começar os treinos a partir do chão ao invés dos topos das árvores. Ele desenvolveu alguns problemas musculares por causa do esforço excessivo e assim ficou só com um “C” em escalda e “D” em corrida.
A águia era aluna problema e foi severamente disciplinada para ser não conformista. Nas aulas de escalada ela batia a todos chegando primeiro no topo das árvores, mas insistia em utilizar seus próprios métodos para chegar até lá…
A óbvia moral da história é simples – cada criatura tem seu próprio conjunto de capacidades, nas quais são excelentes por natureza – ao menos que sejam forçadas a preencher um molde no qual não se encaixam.
Quando isso ocorre, frustração, desânimo e até mesmo culpa trazem mediocrida de geral ou completa derrota. Um pato é um pato – e somente um pato. Ele é feito para nadar, não para correr ou voar e certamente não para escalar. Um esquilo é um esquilo – só isso. Retirá-lo do seu forte, a escalada e esperar que nade ou voe, o deixará louco. Águias são belas criaturas no ar, mas não em corrida a pé. O coelho irá vencê-la todas as vezes a menos que, obviamente, ela fique faminta.
O que é verdade para as criaturas da floresta é verdade também para os humanos. Deus não nos fez todos iguais. Ele nunca teve essa intenção. Foi Ele quem planejou e projetou as diferenças, as capacidades singulares e a variedade de dons ou talentos.

AVALIE-SE COM REALISMO

Pare de comparar. Seja feliz sendo você mesmo! Existe bastante espaço na floresta para todos.

“Não sei o segredo do sucesso; mas o do fracasso é querer agradar a todos.”

Compartilhe

More Like This


Tags


Podcasts


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • Sociedade Paliativa – Flávia Lippi – POSITIVE-SE TALKS 13 de agosto de 2022
    Neste episódio Flávia Lippi e Irineu Toledo conversam sobre Algofobia, o medo de sentir dor, sociedade paliativa, baseada no livro de Byung Chul Han e a positividade tóxica. Ouça, inspire-se e compartilhe. Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Mulheres na Política – Thaís Zschieschang – PROGRAMA FELIZ DIA NOVO 12 de agosto de 2022
    POSTIVE-SE TALSK COM THAIS | MULHERES NA POLÍTICA | IRINEU TOLEDO
    Irineu Toledo
  • O Poder Está No Agora – BOM DIA 11 de agosto de 2022
    Vai começar quando? Tudo deve partir de você. E não pode ser depois. O poder está no agora. Lembra Johann Wolfgang von Goethe "o que quer que sonha ou queira fazer, comece. Ouse. A ousadia contém gênio, poder e magia". Comece agora. Feliz Dia Novo! Irineu Toledo
    Irineu Toledo
  • Entregue ao mundo os seus talentos – BOM DIA 10 de agosto de 2022
    Você está disposto a entregar ao mundo seus dons e talentos sem mesquinharia? Está em condições de brilhar com o que aprendeu transmitindo aos outros e aplicando tudo o que sabe no que vai fazer hoje? Se fizer isso, será um grande dia… Feliz Dia Novo! Irineu Toledo
    Irineu Toledo