Alea jacta est A SORTE ESTÁ LANÇADA – Momento Insight

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

EVENTO MIND PRO
Um evento repleto de conteúdo, melhores práticas, estratégias para ajudar você tanto em sua produtividade quanto no seu equilíbrio.
Christian Barbosa, Keila Dier, Valeria Nakamura, Filipe Leite, Maurício Louzada, Dani do Lago, Américo Barbosa PhD e Irineu Toledo.
Patrocínio TriadEduca
Apoio Rádio Positiva
31 de Julho - ONLINE
Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Alea jacta est A SORTE ESTÁ LANÇADA - Momento Insight
/

Você conhece o evento histórico conhecido como TRAVESSIA DO RUBICÃO que mudou o rumo da história do Império Romano, 50 anos antes de Cristo? Como metáfora vamos tratar deste evento para falar daquele momento de decisão, quando não existe caminho de volta. Momento Insight, adaptado do livro de Daniel Carvalho Luz.

Momento Insight. Texto adaptado do livro Fênix, que faz parte da trilogia Insight e Daniel Carvalho Luz.

A travessia do Rubicão. Já ouviu falar deste fato? 

Diz Lois Platford “Temos a eternidade toda para ser cautelosos, mas então estaremos mortos”.

O ano é 1949 antes de Cristo, o general e estadista romano Caio Júlio César tomou uma decisão crucial: atravessar o rio Rubicão com seu exército, Transgredindo a lei do Senado que determinava o licenciamento das tropas toda vez que o general de Roma entrasse na Itália pelo norte. Esse ato foi uma declaração de guerra civil contra Pompéia, que detinha poder sobre Roma. Com as palavras alea jacta est (a sorte está lançada), César resolveu voltar com suas legiões à cidade. Uma vez atravessado o Rubicão e já em terras romanas, ele sabia que não tinha volta. Ou ele e seus soldados tomavam a cidade ou Pompéia os destruiria. 

A decisão de César mudou o rumo da história. Antes que ele atravessasse o rio, a tomada de Roma era apena suma ideia, um desejo que ele poderia concretizar. 

Decorre, deste fato histórico, que atravessar o Rubicão é pensar grande, ultrapassar fronteiras, defrontar-se com um caminho sempre difícil e desconfortável. César, apesar disso, atravessou o Rubicão e venceu.

E ai? Que travessia você precisa fazer? Que coragem você precisa ter? Que decisão você deve tomar que não terá mais volta? Você tem segurança disso? Você vai envolver todos os seus exércitos para isso? Vamos refletir sobre isso a partir do insight.

Para ter êxito na vida, você tem de ser vulnerável. É preciso arriscar-se em território desconhecido, sem resultados prometidos ou calculados. É preciso ultrapassar os limites da zona de segurança e confiar que Deus vai cuidar de você, mesmo que você não saiba como. A verdadeira aventura da vida está em ir além da segurança aparente do já conhecido, impelidos pela constatação de que não são as nossas defesas pessoais que garantem nossa segurança, mas um poder que vai muito além da nossa débil encenação de autoproteção. 

Há muito tempo que a segurança tem sido o lema dos que não prosperam, mas nunca foi o lema dos vencedores. O vencedor deve enfrentar o perigo. Deve correr o risco, a culpa e o peso da tempestade, se quiser ter oportunidade ou criá-la. Não se pode erguer a cabeça acima da água sem jamais esticar o pescoço.

Um sonho que não inclua risco não merece ser chamado de sonho. Aquele que não arrisca fará poucas coisas ruins, mas fará pouquíssimas coisas. Se jamais corrermos riscos, jamais realizaremos coisas grandes. Você sabe disso.

Está pronta? Está pronto pra correr riscos? Sempre é possível correr e sempre é possível superar os limites.

O jogo de cartas do Tarô mostra o bobo como um jovem que caminha despreocupadamente pela borda de um precipício, assobiando. Há uma controvérsia quanto a saber se essa carta é a mais baixa ou a mais alta do baralho. Pois é, a interpretação vai depender de quem lê porque isso na verdade revela que são as duas coisas. Existe a tolice cega que nos leva a causar danos a nós mesmos porque não damos atenção aos sinais que estão nos advertindo do perigo. Mas existe também a divina tolice que nos permite ouvir a orientação de uma voz interior que, embora talvez pareça ridícula para o mundo, na realidade procede da profunda sabedoria que nos encaminha para um bem superior. É aquela inquietação, aquele chamamento que vem de dentro e você sabe intimamente que pode correr aquele risco. 

E essa voz diz: “Se você quiser que sua vida sempre melhore, terá de assumir riscos. Não existe nenhum jeito de crescer sem arriscar nada. Recuse-se a unir-se à multidão cautelosa que joga para não perder. Já que você vai jogar, jogue para ganhar, não jogue para empatar”.

Alea jacta est. O sucesso favorece a ousadia. O mundo é um livro em que os que não assumem riscos leem apenas uma página. Vá em frente, atravesse o seu Rubicão. Sempre é o momento de você descobrir a sua força, os seus talentos, sua capacidade. Mas você precisa provocá-los. Não deixe que o medo paralise suas iniciativas. Corra riscos. Claro que você pode e deve calcular, como o bobo da carta de Tarô. Você pode cair, mas você pode subir. Atravesse o Rubicão. Arrisque-se! Se não der certo hoje, dará certo depois, amanhã. Se não der certo desta vez, dará na próxima porque você vai estar muito melhor.

Momento Insight adaptado do livro Fênix de Daniel Carvalho Luz. Vamos falar sobre riscos, nesta segunda-feira no Programa Feliz Dia Novo ao vivo às 7:30h pelo canal Irineu Toledo – Positive-se no Youtube.

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

Conteúdos diários www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br
Música: Não há pedras no caminho… Banda Aquática Álbum: Nova Manhã

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • O que fazer com os meus fracassos? – Momento Insight 31 de julho de 2021
    Como ouvir ou enfrentar as pessoas que profetizam sobre sua falta de talento? A mãe de Einstein não deu bola para o professor do menino. Walt Disney, Fred Astaire, Beatles e muitos outros não aceitaram os NÃOS que ouviram como destino. Não aceitaram o fracasso. Reagiram e procuraram alternativas. Argumento adaptado do Livro Fênix de […]
    Irineu Toledo
  • Como enfrentar os desafios e se preparar para os resultados 30 de julho de 2021
    "Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que se enfrente", diz James Baldwin.
    Irineu Toledo
  • Como aproveitar o seu tempo 29 de julho de 2021
    Como você vai aproveitar todos os benefícios de estar viva, estar vivo, no dia de hoje? Como utilizar o recurso mais importante, escasso, único, perecível e não reciclável que é o tempo deste dia? O seu tempo. Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Irineu Toledo conversa com Tony Marlon – Comunicação e Impacto Social 28 de julho de 2021
    O papo neste episódio é com o colunista do UOL e consultor em projetos de impacto socioambiental, jornalista e comunicador. Ouça e compartilhe!
    Irineu Toledo