Síndrome de Procusto – MOMENTO INSIGHT

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Síndrome de Procusto - MOMENTO INSIGHT
/

Como evitar gastar tempo, energia e desgaste emocional tentando mudar os outros. Já ouviu falar da Síndrome de Procusto? Personagem da mitologia, ele é uma metáfora para esse tema, já que o mito oferecia uma estranha hospitalidade para quem quisesse deitar na sua cama. Momento Insight- a partir do livro de Daniel Carvalho Luz. Ouça e compartilhe!

Na mitologia grega, um gigante chamado Procusto convidava pessoas para passarem a noite em sua cama de ferro. Mas havia uma armadilha nesta hospitalidade: ele insistia que os visitantes coubessem, com perfeição, na cama. Se eram muito baixos, ele os esticava; se eram altos, cortava suas pernas.

Por mais artificial que isto possa parecer, será que não gastamos um bocado de energia emocional tentando alterar ou “enquadrar” outras pessoas de formas diversas, embora menos drásticas?

Esperamos, com freqüência, que os outros vivam segundo nossos padrões e ideais, ajustando-se aos nossos conceitos de como eles deveriam ser. Ou então, assumimos a responsabilidade de torná-los felizes, bem ajustados e emocionalmente saudáveis.

A verdade é que grande parte dos atritos que existem nos relacionamentos acontecem quando tentamos impor nossa vontade aos outros – quando tentamos administrá-los e controlá-los.

De tempos em tempos, em graus variados, assumimos responsabilidades que não nos pertencem. Tentamos dirigir a vida das outras pessoas, com a intenção de influenciar tudo, desde a dieta até a escolha de roupas, decisões financeiras e profissionais. Tomamos partido e ficamos excessivamente envolvidos, até encontramos ou criamos problemas onde não existem para poder criticar e oferecer conselhos.

É preciso entender que ninguém muda até que deseje fazê-lo, esteja disposto a mudar e pronto, para tomar as atitudes necessárias para efetuar a mudança. E por este motivo que o resultado de nosso “procustianismo” é, contudo, sempre o mesmo. Estamos destinados a fracassar em nossos esforços para controlar ou modificar alguém, não importa o quanto sejam nobres nossas intenções. E estamos destinados a terminar num turbilhão – frustrados, ressentidos e cheios de auto-piedade.

E o que dizer das pessoas que tentamos orientar? Por outro lado, mostramos falta de respeito por seus direitos como indivíduos, privando-as da oportunidade de aprender através de suas próprias escolhas, decisões e erros. Em resumo, nosso relacionamento com aqueles com os quais declaramos nos preocupar profundamente torna-se desarmonioso e forçado.

“Permita que os outros vivam sua vida, enquanto vivemos a nossa – viva e deixe viver.”

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

Conteúdos diários www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br
Música: Não há pedras no caminho… Banda Aquática Álbum: Nova Manhã
Texto: Daniel Carvalho Luz, Livro Insight I – Editora DVS

Compartilhe

More Like This


Tags


Podcasts


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • 01 de Julho de 2022 – Flávia Lippi – REFÚGIO PARA OS EXAUSTOS – PROGRAMA FELIZ DIA NOVO 1 de julho de 2022
    Conversa com quem tem o que dizer de bom. Comece o dia bem. E bem informado. O programa é um contraponto leve ao noticiário hard predominante na mídia tradicional de rádio e tv. O Feliz Dia Novo, é uma revista descontraída e inspiradora na linguagem de rádio (agora com distribuição via agregadores de podcast), com […]
    Irineu Toledo
  • Como Exercer a Tolerância – BOM DIA 30 de junho de 2022
    Como ter uma resposta positiva e superior mesmo estando em um contexto de conflito, caos e perturbação por qualquer tipo de energia negativa. Tolerância, é a palavra chave. Como exercer a tolerância? Feliz Dia Novo! Irineu Toledo
    Irineu Toledo
  • 28 de Junho de 2022 – Irineu Toledo – PROGRAMA FELIZ DIA NOVO 28 de junho de 2022
    Oi, com licença… Assim eu tenho chegado via rádio ou internet até seus ouvidos há muitos anos pela manhã. Começar bem o dia é a senha para que todo o dia seja também produtivo e positivo. Logo cedo é você com você mesmo, no seu silêncio, elaborando a realidade, seus afetos, seus sonhos, seus desafios, […]
    Irineu Toledo
  • ENCORAJAMENTO – Daniel C. Luz – INSIGHT 28 de junho de 2022
    "Trate uma pessoa de acordo com o que ela aparenta ser e estará fazendo o pior, porém trate uma pessoa como se já fosse o que ela potencialmente poderá vir a ser, e estará fazendo dela o que deveria ser". Johann Wolfgang von Goethe, poeta, escritor e filósofo alemão. Feliz Dia Novo! Irineu Toledo
    Irineu Toledo