Ter “de”. É uma opção

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Rádio Positiva Apresenta Atinja resultados com a Jornada MiniBA Liderança!
Adquira os melhores conteúdos de impacto em liderança, vendas, comportamento, pensamento estratégico e soft skills. Martha Gabriel, José Luiz Tejon, Alfredo Rocha e Marcelo Ortega. Dia 16 de Outubro. Um dia que pode valer por um ano, talvez por uma vida! Acesse MiniBa Jornada da Liderança e garanta sua vaga presencial ou online.

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Ter "de". É uma opção
/

Você não está preso. A menos que queira estar preso, ou não tenha se dado conta ainda de que você é livre. Você pode escolher fazer algo. Ou escolher não fazer nada e continuar arrastando correntes, se sentindo preso por algo que não permite que você evolua. Inspiração do livro Fênix, de Daniel Carvalho Luz. Ouça, leia, compartilhe e inspire-se!

Senta que lá vem história. Do livro Fênix de Daniel Carvalho Luz. Momento Insight.

Ter “de”. É uma opção.

“Nada é mais difícil e, portanto, mais precioso do que ser capaz de decidir.” Napoleão Bonaparte – Imperador Francês

Todo mundo gosta de falar sobre liberdade de escolher. Afinal, esse é um dos princípios básicos sobre os quais a nação brasileira está fundamentada, porém, quase sempre, tendemos a achar que grande parte do que fazemos na vida nos é imposto. Não é verdade?

Nós temos escolhas, mais escolhas do que nos permitimos ver.

Podemos nos sentir presos em nossos relacionamentos, nossos empregos, nossa vida. Podemos estar trancados em nossos comportamentos quando nos ouvimos dizer: “Tenho que…”, “Tenho que comportar-me assim, pensar assim, sentir assim…”, podemos ter certeza de que estamos escolhendo não ver as escolhas. 

A sensação de estarmos presos é uma ilusão. Não somos controlados por circunstâncias, por nosso passado, pelas expectativas não saudáveis para com nós mesmos. Podemos escolher o que é bom para nós, sem culpa. Nós temos opção. 

Você precisa ir trabalhar, por exemplo? Basicamente, não. Você pode escolher ficar deitado na cama, fingir que está doente ou ir morar com alguém disposto a sustentá-lo. Você pode ganhar abaixo do mínimo para o desconto em folha, tentar enganar a Receita Federal, desistir da sua cidadania, ser preso ou investir em aplicações isentas de impostos que durem até você morrer – depois disso, seus herdeiros pagarão os impostos. Você precisa trabalhar até tarde da noite? Não exatamente. Você não tem de fazer isso. Muitas pessoas sentem-se compelidas a trabalhar até tarde. Contudo, quem compreende o que seja autodeterminação positiva opta por fazer isso ocasionalmente, porque percebe que tem compromissos que exigem que certas coisas importantes sejam feitas.

Na verdade, não há nada que precisemos fazer muito. Escolhemos fazer o que fazemos, porque ganhamos com isso e é a melhor opção entre as alternativas. As pessoas que sentem que tem de fazer coisas, em geral se privam de muitas opções e alternativas disponíveis, e perdem o controle de suas vidas nessa barganha. Mas quem está consciente de que possui poder de decisão – que exerce o controle sobre o que lhe ocorre – pode escolher respostas mais eficazes para as mudanças e para o que a vida lhe oferece.

Os japoneses cultivam uma delicada e pequena árvore, tão pequena que sua altura não passa de uns poucos centímetro. Eles a chamam de bonsai.

Na Califórnia encontramos um bosque de árvores gigantes chamadas secoias. Uma dessas gigantes foi batizada de general Sherman mediam o mesmo tamanho. Esta magnífica árvore que atinge a surpreendente altura de 82 metros e sua circunferência é de 23,7 metros, é tão grande que seria possível produzir madeira suficiente para construir 35 casas de cinco dependências.

Houve um tempo em que o bonsai e o general Sherman mediam o mesmo tamanho. Quando eram sementes, cada uma pesava menos de 0,01 grama. Ao chegar à maturidade, a diferença em tamanho era considerável, e esta diferença nos ensina algo.

Quando a ponta da árvore bonsai rompeu a camada da terra, os japoneses a desenterraram e amarraram sua raiz principal e algumas das raízes de alimentação, o que impediu seu crescimento, resultando em uma miniatura, muito bonita, mas, ainda assim, uma miniatura. 

A semente do general Sherman caiu em uma terra rica da Califórnia e se alimentou de minerais, da chuva e da luz do sol. O resultado foi uma árvore gigantesca.

Tanto o bonsai quanto o general Sherman não puderam escolher seus destinos. E você? Você acha que pode escolher seu destino? Pode ser tão grande ou tão pequeno como desejar ser. Pode ser um bonsai ou general Sherman. Você escolhe.

“Destino não -e uma questão de chance; destino é uma questão de escolha.” Autor Desconhecido

Portanto você não está presa, você não é uma árvore. Você tem movimento, você é uma máquina autopropelida, você transforma o ar em energia, o alimento em energia. Então você pode se movimentar e outra coisa que você tem ainda mais maravilhosa, você tem a capacidade de pensar. Você tem um georreferenciador interno que faz com que você consiga calcular a velocidade, determinar a direção e seguir pra onde você quiser. 

Você não está presa. Você não está preso. Não coloque essa desculpa, a menos que você tenha permitido que alguém tenha amarrado a sua raiz, por onde você pode absorver nutrientes para crescer. Então, é você que escolhe, você que permitiu ser amarrada ou amarrado.

Faça suas escolhas. Lembre-se você não está presa, você não está preso. A menos que você esteja dentro de alguma armadilha ai mesmo dentro da sua cabeça, da sua mente com as crenças limitadoras que você cristalizou. Pense nisso. Vá pro sol, vá pra janela, vá pra rua e cresça. Você pode fazer escolhas.

Texto adaptado do livro Fênix de Daniel Carvalho Luz. Momento Insight. Feliz Dia Novo!

Ouça a Rádio Positiva – Uma rede conectada à boa atitude

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

Conteúdos diários www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br
Música: Não há pedras no caminho… Banda Aquática Álbum: Nova Manhã
Texto: Daniel Carvalho Luz, Livro Fênix – Editora DVS

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast