Mãos à obra

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Rádio Positiva Apresenta Atinja resultados com a Jornada MiniBA Liderança!
Adquira os melhores conteúdos de impacto em liderança, vendas, comportamento, pensamento estratégico e soft skills. Martha Gabriel, José Luiz Tejon, Alfredo Rocha e Marcelo Ortega. Dia 16 de Outubro. Um dia que pode valer por um ano, talvez por uma vida! Acesse MiniBa Jornada da Liderança e garanta sua vaga presencial ou online.

Quem começa a fazer alguma coisa sempre vai encontrar uma solução criativa. Adaptado do livro Insight 2 de Daniel Carvalho Luz. Ouça, leia, faça o download e compartilhe. Inspire-se!


Momento Insight do livro das atitudes criativas e vitoriosas de Daniel Carvalho Luz.

“Não o que o homem é, apenas o que ele faz é patrimônio que não poderá perder jamais.” Friedrich Hebbel, poeta e dramaturgo alemão.

Quando combinadas, estas podem ser as três palavras mais assustadoras MÃOS À OBRA. As pessoas sabem o que querem, sabem o que fazer pra consegui-lo, então as palavras mágicas surgem naturalmente, mãos à obra, ação. 

Em 1948 um engenheiro chamado Theodore Eliot resolveu um problema que tinha travado o comércio por décadas. Durante anos, fazendeiros e comerciantes desejavam uma ferrovia que ia de Nova Iorque até o Canadá. Construíram essa ferrovia mas era necessária uma ponte para atravessar o Rio Niágara. Os esquemas tradicionais de construção da ponte simplesmente não funcionavam. Mas Eliot formulou uma solução brilhante. A primeira ponte pênsil. 

Ele previu torres suporte de 7 metros e 20 de altura por 2 metros e meio no lado das impetuosas e barulhentas águas do Rio Niágara. Das torres ele suspenderia um cabo que em volta suportaria a ponte. Ideia fantástica de engenharia. Mas ele tinha um problema. E como poderia começar? Não havia modo de trabalhar com um barco naquele ponto do rio. Não havia nenhuma linha litorânea para trabalhar a partir dela. Somente desvios e penhascos rochosos e ele sabia que começar já era metade do caminho. Então decidiu começar por amarrar um cabo de um lado do rio até o outro. Um cabo feito de 36 fios de arame espesso, forte o suficiente para suspender 2 caçambas capazes de levar 2 operários. E eles poderiam ir de um lado para o outro e começar a construção da ponte, disse Eliot.

Mas como você pode conseguir um cabo de aço tão grande que atravesse o desfiladeiro? Alguém perguntou. Você não pode arremessá-lo, é muito pesado. Pois é, mais um problema. Ele ficou confuso por um momento. Então teve uma ideia. Por que não fazer um concurso para crianças da vizinhança. Uma competição de voo de pipa. Eliot anunciou o concurso e ofereceu um prêmio de 10 dólares para o primeiro menino que pudesse empinar uma pipa através do desfiladeiro e prendê-lo do outro lado. Surgiram muitos concorrentes, pois naquele tempo 10 dólares era bastante dinheiro para um garoto. Mas ninguém foi bem sucedido no primeiro dia.

Até que um menino de 11 anos chamado levou vantagens por causa de um bom vento do Sul. Sua pipa foi embora e em vez de cair, como tinha acontecido com todas as outras, pousou do outro lado do rio. Seu amigo que lá estava esperando, prendeu o fio. Ele então recebeu o prêmio. No dia seguinte, Eliot prendeu a pipa amarrando-a a uma corda bem forte. Ele puxou a corda pelo desfiladeiro de modo que a atravessou. Então amarrou aquela corda a uma ainda mais grossa e puxou-a. Esta corda foi atada ao cabo de aço enfim. Para repetir o processo, amarrou o cabo de um lado ao outro do desfiladeiro. Assim permitiu que os dois operários voltassem e saíssem para começar a construção da ponte pênsil.

Arremesse, jogue a linha. Sempre existe um jeito de começar alguma coisa, por mais impossível que seja. Por mais intransponível que pareça o obstáculo. Quem começa a fazer alguma coisa sempre vai achar uma solução criativa. “Quem quer encontra um meio, quem não quer encontra uma desculpa.” Provérbio Árabe

Argumento adaptado do livro Insight. O livro das atitudes criativas, atitude vitoriosas de Daniel Carvalho Luz. Tema nesta segunda-feira do Feliz Dia Novo, com a presença de Daniel Carvalho Luz.

Ouça a Rádio Positiva – Uma rede conectada à boa atitude

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

Conteúdos diários www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br
Música: Não há pedras no caminho… Banda Aquática Álbum: Nova Manhã
Texto: Daniel Carvalho Luz, Livro Insight 2 – Editora DVS

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast