Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
O invejoso e o avarento - Momento Insight
/

Você já teve que lidar com o estrago que a inveja causa? Seja a inveja que você sente, ou a inveja que sentem de você. Já viu esse sentimento em ação no seu ambiente, no seu trabalho? Ouça, leia, comente, compartilhe!

Momento Insight. Vou fazer um destaque pra mais uma vez invadir a história do Insight 2 de Daniel Carvalho Luz, que toda segunda-feira está com a gente aqui no Feliz Dia Novo.

A inveja fornece a lama que o fracasso atira contra o sucesso. 

Tem duas parábolas interessantes. Uma que é de um autor não identificado, mas você já deve ter ouvido. 

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vagalume que só vivia para brilhar. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora. E a cobra não pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia. Dois dias e nada, e a cobra atrás dele. No terceiro dia já sem forças o vagalume parou e disse à cobra: 

– Espere aí, eu posso te fazer 3 perguntas, cobra? – Não costumo abrir esse precedente pra ninguém, mas já que vou te comer mesmo pode perguntar, vagalume. -Pertenço a sua cadeia alimentar, cobra? Ela disse: -Não. – Fiz alguma coisa pra você cobra? Ela disse: – Não. – Então por que você quer me comer? -Ah porque eu não suporto ver você brilhar. 

Coisas da inveja. mas tem aqui também uma fábula de Esopo que conta que um dia um avarento e um invejoso foram a presença do deus Júpiter para fazer-lhe pedidos. O deus Júpiter percebendo logo as fraqueza dos dois, resolveu dar-lhes uma lição e disse então, com sua sabedoria:

– Darei a vocês dois aquilo que me pedirem. Porém, vou avisar uma coisa, eu vou dar em dobro para o outro aquilo que você me pedir.

O avarento prontamente pediu ao deus Júpiter que lhe desse uma sala repleta de ouro. E assim foi realizado o seu desejo e ao vizinho, ao invejoso foi dado o dobro, duas salas de ouro. O avarento não ficou muito contente quando viu que seu companheiro havia ganho duas salas de ouro porém, se conformou e foi embora. E então chegou a vez do invejoso pedir a Júpiter. O invejoso observando tudo, quando lhe coube fazer o pedido, sabendo que o outro receberia em dobro disse o seguinte: – deus Júpiter eu gostaria de lhe pedir que furasse o meu olho direito. Foi assim realizado o seu desejo e o avarento então teve o seus dois olho furados, para não contemplar o ouro que ele pedira ao deus Júpiter. 

É só pra refletir como uma parábola do livro Insight de Daniel Carvalho Luz que nos acompanha há tanto tempo nos eventos e também aqui nos programas de rádio e internet.

O avarento, o invejoso. Que tipo de impacto tem essa característica que estão presentes muitas vezes em todos nós, em um grau determinado mais pra alguns, menos para outros. Mas, você já foi vítima de inveja? Você já percebeu no ambiente de trabalho o que a inveja pode causar? E o fato de ser avarento, de acumular coisas, de não deixar que a riqueza flua. Como é que é esse comportamento? Vamos refletir sobre isso, pra você pensar.

Segunda-feira temos aqui na internet que é a nossa rádio, sempre a presença de Daniel Carvalho Luz, refletindo sobre as possibilidades que a gente tem pra ser feliz na vida pessoal, nos relacionamentos e também na vida profissional. Já que ele é um executivo e também professor com muita habilidade na gestão de equipes de RH.

Momento Insight, do livro das atitudes criativas. Rádio Positiva, Feliz Dia Novo! Inscreva-se em nosso canal no Youtube, Facebook, Instagram, Podcast.

Ouça a Rádio Positiva – Uma rede conectada à boa atitude

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

Conteúdos diários www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br
Música: Não há pedras no caminho… Banda Aquática Álbum: Nova Manhã
Texto: Daniel Carvalho Luz, Livro Insight 2 – Editora DVS

Compartilhe