Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Qual o sentimento que mais faz mal?
/

Raiva, medo , culpa, vergonha. Qual será o sentimento que mais destrói por dentro uma pessoa? Uma pesquisa interessante feita por estudiosos da psicologia, de universidade dos EUA, traz uma conclusão interessante. Você se dispõe a visitar seus segredos mais íntimos agora? Ouça e entenda.

Você sente vergonha ainda por algo que cometeu? Você sente culpa? A pergunta é Quais os sentimentos que mais podem fazer mal para uma pessoa? 

Será a raiva? Será o medo? Será a mágoa? As culpas? Ou as vergonhas que guardamos em segredo, hein?

Um estudo da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, divulgado na Revista Científica Emotion, revela que os segredos que no envergonham costumam nos atormentar mais do que aqueles que nos fazem sentir culpados de algo.

Quase todos nós guardamos segredos. E eles podem ser prejudiciais pro nosso bem estar, pras nossas relações sociais e nossa saúde, segundo Michael Slepian, médico da universidade e autor principal deste estudo.

A equipe de pesquisadores entrevistou 1000 participantes sobre seus segredos e o nível de vergonha e de culpabilidade que associavam aos mesmos. As perguntas pra medir o grau de vergonha criaram declarações que foram resumidas a algo como: Sou insignificante e sem valor. E as referentes a culpa repetiam: Sinto remorso por algo que fiz no passado. 

Então, foram examinadas a vergonha e a culpa, que são as duas emoções conscientes mais estudadas.  E ao contrário das emoções básicas, como a raiva e o medo que se referem a algo situado fora do indivíduo, a vergonha e a culpa se referem ao eu mais interno. E é por isso que perturbam mais.

As lembranças e ter mentido ou ferido uma pessoa causam mais culpa. Segundo a análise, lamentar-se por algo não faz com que uma pessoa pense tantas vezes nesse segredo, como faria alguém com algo que lhe dá vergonha. 

Os pesquisadores concluíram que as pessoas não deveriam ser tão duras com elas mesmas quando pensam em si e nos seus próprios segredos. 

Então o recado é esse. Não seja tão cruel consigo mesmo, consigo mesma. Perdoe-se. pare de sentir vergonha e culpa por algo que já não pode ser mudado. mas ao mesmo tempo, projete algo tão positivo em relação ao ocorrido que torne um grande equívoco cometido à uma pisadinha leve de bola. É bem provável que a outra parte, nem esteja te condenando tanto quanto você se condena.

E por isso, é sempre bom lembrar que as conversas difíceis são sempre as mais importantes.

Feliz Dia Novo! Feliz Dia Todo! Acertar é Humano!

Ouça a Rádio Positiva – Uma rede conectada à boa atitude

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br

Compartilhe