Tudo é possível ao que crê – Palavras de Jesus – MOMENTO INSIGHT

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
Tudo é possível ao que crê - Palavras de Jesus - MOMENTO INSIGHT
/

Marcos 9:23-24 – Bíblia. “Não desista, persista”. Antes de descobrir a América, Cristóvão Colombo tinha descoberto algo muito mais valioso, que o levou as Américas: a sua própria determinação que o fez persistir até encontrar os meios de empreender a sua viagem. Adaptado do livro Insight II de Daniel Carvalho Luz. Ouça e compartilhe.

Vamos fazer aqui um Momento Insight, adaptado do livro das atitude criativas, atitudes vitoriosas do livro Insight II. Persistência. “Tudo é possível ao que crê.” Palavras de Jesus, registrado no livro do Evangelho de São Marcos. 

Todos nós vez outra nos sentimos desanimados. A maioria de nós em alguma ocasião já se perguntou se não deveria desistir, não é mesmo? É comum enfrentarmos problemas e desencorajamentos, mas podemos vencê-los com o poder da persistência. Parece que muitos dos famosos líderes do mundo, tiveram que enfrentar grandes dificuldades e desencorajamentos para tornar realidade sua meta. Um exemplo clássico, Cristóvão Colombo, por exemplo, pelas informações que obteve em suas viagens e pelo estudo de cartas e mapas concluiu que a Terra era redonda e que podia alcançar a Ásia viajando para o oeste. Veja só, o Cristóvão Colombo antes do homem ir para a Lua já sabia que a Terra era redonda e hoje tem tanta que está falando em terra plana.

Cristóvão Colombo precisava de um patrono pra financiar uma expedição daquele porte, precisava assim vamos dizer, como se chama hoje de um investidor anjo. Primeiramente ele tentou Dom João II de Portugal sem sucesso. E depois o Conde de Medinaceli na Espanha. O Conde incentivou Colombo durante 2 anos, mas nunca na realidade deu um tostão ou um dinheiro na época e nem os suprimentos de que ele necessitava pra montar uma esquadra. Então ele procurou Fernando e Isabel, Rei e Rainha de Castela na Espanha. Bem, um comitê designado pela Rainha fez uma revisão dos planos de Colombo e chegou a conclusão de que suas ideias eram falhas impraticáveis. mas as conversações não terminaram, continuaram ali.

Após quase uma década de tentativas pra achar um patrono, um patrocinador, Cristóvão Colombo já estava um tanto desesperado, mas não desistiu. Ele tinha o poder da persistência. Acreditava na sua missão, na sua visão mas insistia em conseguir melhores condições do que as propostas por Fernando e Isabel. Pedia que lhe fosse conferido de imediato a graduação de almirante e que fosse feito vice-rei de todas as terras e mares que descobrisse. Além disso, ele queria receber um décimo de todos os metais preciosos descobertos nas terras sob seu almirantado. Suas condições foram rejeitadas e as negociações foram interrompidas. Mas ele insistia, Colombo foi para a França, entretanto a Rainha Isabel mudou de ideia e mandou buscá-lo, então em Abril de 1492, Fernando e Isabel concordaram em subsidiar a expedição nos termos estabelecidos por Cristóvão Colombo. Estava parecendo que seria impossível reunir as tripulações, apesar das recompensas que ele oferecia, mesmo a criminosos e endividados que se dispusessem a servir na expedição.

Mas Colombo demonstrou uma vez mais seu poder de persistência e finalmente três navios o Niña, o Pinta e o Santa Maria içaram as velas a 3 de Agosto de 1492. Três dias depois o Pinta perdeu o leme, tiveram que reparar o barco rápida e disfarçadamente porque três navios piratas portugueses estavam tentando interceptar Colombo. A viagem foi pontilhada de experiências adversas que deixaram as tripulações agitadas à beira de motins, mais de uma vez, mas no dia 12 de Outubro de 1492 fundearam na América do Norte. A visão do paraíso, como disse Colombo. Colombo não visitou a Grande Khan de Catai ( China )como esperava, mas descobriu dois novos continentes, foi bem sucedido porque tinha o poder de persistência. Para atingir um porto devemos navegar às vezes com o vento e outras vezes contra o vento. Por isso não desista, persista.

Quer assistir um filme sobre a história de Cristóvão Colombo. Um filme antigo dos anos 80 onde Gérard Depardieu faz o papel de Colombo, o filme se chama A Conquista do Paraíso. É uma maravilha, essa viagem mudou totalmente a história, a percepção que Colombo teve ao chegar na América mudou também a sua visão de mundo. Ele voltou na verdade, sem todo aquele dinheiro que ele imaginava, sem conquistar nada porque ele encontrou um povo dócil, um povo bom. Em fim ele entrou em desgraça porque ele não levou nenhum dinheiro de volta para o Rei e Rainha de Espanha e depois graças ao que ele escreveu durante a viagem, recuperado por um filho, ele teve a sua história recuperada e é um dos grandes heróis.

Ainda que a gente tenha que, as conquistas nas Américas na verdade foram explorações, existiam povos, existiam índios. No Brasil, por exemplo tinham 18 milhões de índios, ou seja, existia uma nação aqui que os europeus vieram e destruíram e mataram. mas isso é uma outra história, vamos deixar para os historiadores. A história de conquista e de persistência de Cristóvão Colombo mostra muita coisa pra gente. PERSISTÊNCIA é nossa palavra-chave hoje, pra que você jamais abandone aquilo que você acredita, abandone a sua visão e o seu sonho e persista e encontre uma maneira de empreender aquilo que você deseja. Momento Insight, texto adaptado do livro Insight II, best seller de Daniel Carvalho Luz.

Ouça a Rádio Positiva – Uma rede conectada à boa atitude

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br
Música: Não há pedras no caminho… Banda Aquática Álbum: Nova Manhã
Texto: Daniel Carvalho Luz, Livro Insight – Editora DVS

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo Momento Insight

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • DIÁLOGO NUTRITIVO com Luiz Cebola – O Brasil em Portugal 20 de outubro de 2021
    O convidado de hoje aqui no diálogo nutritivo com Irineu Toledo é Luiz Cebola, locutor, jornalista, roteirista e sound designer. Ouça e inspire-se! Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Quem é você? – BOM DIA 20 de outubro de 2021
    Quem é você? O que faz , por que faz? o que sente e o que pensa? Como você se insere no mundo com suas experiências diante da complexidade do mundo que você habita? O que pode enriquecer sua vida? Vamos falar de você? Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • DIÁLOGO NUTRITIVO com Wagner Motta – O Código da Realização 19 de outubro de 2021
    No diálogo nutritivo de hoje, Irineu Toledo recebe Wagner Motta, que vem falar sobre seu livro O Código da Realização. Ouça e inspire-se! Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Como causar um grande impacto no mundo – BOM DIA 19 de outubro de 2021
    Siga a sabedoria chinesa que diz “Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa”. Antes de tentar modificar o outro, examine-se. Feliz Dia
    Irineu Toledo