O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo
/

Dominar a si mesmo é fundamental para então ser um protagonista ético. Essa é a missão. Feliz Dia Novo!

“Vivemos uma época perigosa. O homem domina a natureza, antes de aprender a dominar a si mesmo.” Uma frase do médico Albert Schweitzer. Esse cara tem uma história magnífica. Ele era um big de um compositor, compositor não, um pianista, especialista em Bach, tocava nos melhores salões do mundo no início do século passado, mas no auge da carreira ele abandonou tudo pra ser médico e foi para a África, foi para a floresta e lá ele fez a sua vida. Lá ele fez a sua história, lá ele encontrou o seu propósito. Lá ele fez hospitais, lá ele cuidou de gente, tanto que, quando ele morreu ele pediu ele pediu pra que seu coração fosse enterrado lá, se não me engano no Congo. E é isso ai. Você tem domínio sobre você mesmo, sobre você mesma? Essa é a grande questão de todos nós, a filosofia estoica trabalha isso e as sacadas estoicas que eu tento aqui, chamam essa atenção também. Você tem que ser o protagonista e pra ser protagonista você tem que dominar sua emoções, seus pensamentos, ao invés de ser escravo deles. É você que exerce a autocrítica em relação ao que sente e ao que pensa. Seus pensamentos são verdadeiros, mas eles também podem te trair em função de todo histórico de vida que você tem. Os seus pensamentos também, toda lógica, toda racionalidade podem te trair e abandonar, deixar de fora a humanidade, a espiritualidade, o respeito. Então dominar a si mesmo é dominar as próprias emoções, é dominar os próprios pensamentos, pra então controlar a sua ação e agir de maneira coerente com o coração e o pensamento, em respeito ao outro, em respeito ao mundo, em respeito a natureza. Essa é a grande ética. Como dia até aquela música Sal da terra, também falando da natureza, do Beto Guedes, Lô Borges. Não quero me ferir, é eu não posso ferir e também não quero ser ferido. Vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão, para construir a vida nova, vamos precisar de muito amor. É assim, tocando músicas, tocando ideias, trocando ideias e tocando músicas. Esse é o lema. Sempre uma música traz pra gente uma mensagem especial. O seu dia está ai, pra você exercer esse poder que você tem. Domine-se. Veja lá qual é o seu impacto, onde você está. Que impacto você produz na natureza, que impacto você produz no ambiente. Sempre a gente produz o impacto, veja se o seu impacto é positivo, se é nutritivo ou não. Preste bem atenção. Eu sou Irineu Toledo, hoje é mais um dia pra você exercer essa beleza de ser que é você. Tô aqui torcendo pra que você faça desse dia mais uma grande dia na sua história. Um Feliz Dia Novo!

Frase da Agenda Atitude: “Vivemos uma época perigosa. O homem domina a natureza, antes de aprender a dominar a si mesmo.” Albert Schweitzer

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br

CRÉDITOS: Produção e Edição: Onion Mídia Trilha Sonora: “Between the Shadows” Loreena Mckennitt

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • O que fazer com os meus fracassos? – Momento Insight 31 de julho de 2021
    Como ouvir ou enfrentar as pessoas que profetizam sobre sua falta de talento? A mãe de Einstein não deu bola para o professor do menino. Walt Disney, Fred Astaire, Beatles e muitos outros não aceitaram os NÃOS que ouviram como destino. Não aceitaram o fracasso. Reagiram e procuraram alternativas. Argumento adaptado do Livro Fênix de […]
    Irineu Toledo
  • Como enfrentar os desafios e se preparar para os resultados 30 de julho de 2021
    "Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que se enfrente", diz James Baldwin.
    Irineu Toledo
  • Como aproveitar o seu tempo 29 de julho de 2021
    Como você vai aproveitar todos os benefícios de estar viva, estar vivo, no dia de hoje? Como utilizar o recurso mais importante, escasso, único, perecível e não reciclável que é o tempo deste dia? O seu tempo. Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Irineu Toledo conversa com Tony Marlon – Comunicação e Impacto Social 28 de julho de 2021
    O papo neste episódio é com o colunista do UOL e consultor em projetos de impacto socioambiental, jornalista e comunicador. Ouça e compartilhe!
    Irineu Toledo