A expressão verbal das nossas emoções – Acertar é Humano

BAIXE O APP (clique no ícone abaixo)

Feliz Dia Novo
Feliz Dia Novo
A expressão verbal das nossas emoções - Acertar é Humano
/

Ofereça seus ouvidos, procure a angústia de quem está silenciosamente perto de você.

Diferentemente dos animais, nós dispomos de uma forma de expressar o que vai na nossa alma: as palavras. É óbvio que, sendo a emoção um fenômeno com importante componente corporal, as palavras por si só não bastam para comunicá-las. Mas certamente são auxiliares valiosos. Mas, infelizmente, somos condicionados, desde cedo, a não falar sobre o que sentimos, principalmente se esse sentimento for percebido como algo que nos inferioriza. Tudo pode estar minado por dentro, mas deve-se fazer todo o esforço do mundo para se exibir uma fachada de normalidade. Confessar medos e fraquezas é visto como perigoso para o prestígio pessoas e pode parecer um sinal de insegurança. Paradoxalmente, são justamente as pessoas mais seguras e confiantes que têm menor receio de confessar seus temores e falhas… Uma das mais antigas descobertas da humanidade indica que o ato de confessar o que sentimos é bom para o corpo e para a alma. A tristeza compartilhada, a dor revelada, diminui as tensões geradas pela angústia e pelas perdas… Mas, a importância e o benefício de falar sobre os sentimentos não se restringe apenas à dor. É necessário também externar e compartilhar as coisas boas… Enfim, a questão é que a repressão das emoções – e de sua expressão verbal – não pode ser seletiva; deve-se “por para fora” todos os sentimentos; falar o que realmente sentem, reagir, sentir e externar afeto ou mágoa… Se a emoção não se libera, agarra-se aos órgão perturbando seu funcionamento. O desgosto que se pode exprimir por gemidos e lágrimas é rapidamente esquecido; já o sofrimento mudo remói incessantemente o coração e termina por abatê-lo.

Mensagens em áudio, vídeo, texto e libras: www.felizdianovo.com.br

Conteúdos diários www.felizdianovo.com.br

GooglePlay https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.radiopositivanet

AppleStore https://apps.apple.com/br/app/positive-se-r%C3%A1dio/id316900737

felizdianovo #irineutoledo #bomdia #agendaatitude

Mande suas críticas, elogios, sugestões para irineutoledo@felizdianovo.com.br

CRÉDITOS: Produção e Edição: Onion Mídia Trilha Sonora: The Verve – Bitter Sweet Symphony

Compartilhe

More Like This


Tags


Série do Podcast


Feliz Dia Novo

Receba uma dose de inspiração no seu e-mail todos os dias.


Mensagens para inspirar o seu dia!

Um presente pra você! Baixe a e-agenda atitude agora


RSS Feliz Dia Novo Podcast


  • O que fazer com os meus fracassos? – Momento Insight 31 de julho de 2021
    Como ouvir ou enfrentar as pessoas que profetizam sobre sua falta de talento? A mãe de Einstein não deu bola para o professor do menino. Walt Disney, Fred Astaire, Beatles e muitos outros não aceitaram os NÃOS que ouviram como destino. Não aceitaram o fracasso. Reagiram e procuraram alternativas. Argumento adaptado do Livro Fênix de […]
    Irineu Toledo
  • Como enfrentar os desafios e se preparar para os resultados 30 de julho de 2021
    "Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que se enfrente", diz James Baldwin.
    Irineu Toledo
  • Como aproveitar o seu tempo 29 de julho de 2021
    Como você vai aproveitar todos os benefícios de estar viva, estar vivo, no dia de hoje? Como utilizar o recurso mais importante, escasso, único, perecível e não reciclável que é o tempo deste dia? O seu tempo. Feliz Dia Novo!
    Irineu Toledo
  • Irineu Toledo conversa com Tony Marlon – Comunicação e Impacto Social 28 de julho de 2021
    O papo neste episódio é com o colunista do UOL e consultor em projetos de impacto socioambiental, jornalista e comunicador. Ouça e compartilhe!
    Irineu Toledo