Influencer do dia: Peter Senge- A Quinta Disciplina ” O futuro dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente

Influencer do dia: Peter Senge- A Quinta Disciplina – 

A capacidade de aprender mais rápido que os concorrentes é a única vantagem competitiva sustentável a longo prazo, em que as pessoas são o principal meio de alavancagem de qualquer processo de mudança organizacional. Esta é a premissa do livro “A Quinta Disciplina”, que revolucionou o modo de gerenciar empresas.

Eleita pelo Financial Times como um dos cinco maiores guias de negócios de todos os tempos, esta obra, que foi escrita por Peter Senge, célebre professor e diretor do Centro para a Aprendizagem Organizacional no MIT, revela a rota das competências necessárias para que uma organização seja capaz de aprender.

Elas consistem em cinco disciplinas: Domínio pessoal; Modelos mentais; Visão compartilhada; Aprendizado em equipe; e Pensamento sistêmico, sendo esta quinta disciplina a que integra todos os compartimentos do saber e da prática, considerada o alicerce de ampliação dos conhecimentos dentro da empresa.

Ao desenvolver essa associação disciplinar em todos os níveis da sua empresa, você terá uma visão sistêmica e poderá implementá-la a fim de elevar o aprimoramento da sua gestão de negócios, garantindo o sucesso pleno e o crescimento vertiginoso.

Frases:

“Organizações aprendem apenas através de indivíduos que aprendem.”

 “O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.” — 

“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na
prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros.

“ Nunca se ‘chega’ a um lugar; passa-se a vida aprimorando disciplinas. Jamais podemos afirmar ser uma ‘organização que aprende’, da mesma forma que não podemos declarar ser uma ‘pessoa iluminada’. Quanto mais aprendemos, mais nos conscientizamos de nossa ignorância.

Rolar para cima