Já que é inevitável a mudança,
seja o protagonista da própria mudança ou embarque nas mudanças em curso com seu próprio roteiro …
Mudanças não esperam.
É uma lei fundamental da natureza e quem se mantém inflexível diante dela tende a desaparecer.
Resistir às mudanças é o mesmo que viver preso às grades do passado sem se dar conta disso, como quem prefere a prisão .
Quando aceita as constantes mudanças no pulso das relações e das situações e a usa como motor da sua própria transformação, você ajuda a criar o espírito do futuro e acha lá o seu lugar também.
Mas, para isso, é preciso estar nu, despossuído de preconceitos, dos resíduos limitantes do que já foi, como uma criança que acaba de chegar a praia e quer brincar com a onda. É preciso ir com a mente, coração e braços abertos.
Ser protagonista é estar na pele do ator principal nas mudanças e não uma pobre vítima delas.
Mudar inclui o caos, a ansiedade, expectativas fantasiosas, boas e ruins, medo, coragem, dor…
É preciso embalar o velho, com cuidado e respeito , mas ter a coragem de escolher o que fica , que será deixado e o que vai embarcar junto com você no próximo trem para o novo destino.
O processo é exigente , assustador , angustiante, envolto em incertezas, mas também é emocionante, excitante e enriquecedor na jornada o humana que te convida ao novo.
A recompensa será respirar ares novos, inaugurar um nova vida com possibilidades de, dessa vez, começar melhor, longe dos velhos erros, da rotina limitante e ainda ter a agradável sensação de não ser uma carta fora do baralho, de estar fora do jogo.
Por saber que você é a carta mais valiosa , o coringa.
Todos os dias, avalie seu comportamento.
Localize o que é contraproducente, o que faz mal, o que fará bem .
E mude, sem hesitar, Sempre que precisar.
Quebre a cabeça, as regras, as correntes, as paredes, até achar o seu próprio “como “. Mas mude.
Esteja certa que o medo vai inibir , perturbar o julgamento, a análise do caminho, embaralhar as ideias, os sonhos, criar fantasmas.
Também trememos diante da possibilidade de simplesmente não darmos conta, porque às vezes nos achamos obsoletos, incompententes,em especial quando temos que encarar, ficar frente a frente de novas tecnologias, novos processos, nova vida, novo amor, nova vida.
Isso faz parte.
Mude progressivamente, mesmo que lentamente , mas mude.
Seja o dono mudança e saiba também entender quando é uma mudança grande que você não pode deixar de participar para não ficar para trás.
Acredite, queira e goste das mudanças.
Feliz Dia Novo!
Palestra:
Futurabilidade- O futuro que inspira.