Eficiência, Eficácia
Embora sejam comumente confundidas ou utilizadas como sinônimos, há diferença entre eficiência e eficácia. Enquanto eficácia tem a ver com atingir um objetivo, eficiência diz respeito à forma como uma atividade é realizada.
A ideia central aqui é que, após atingir a eficácia, sua empresa trabalhe para tornar seus processos cada vez mais eficientes. Dessa forma, além de melhorar seus resultados e elevar a produtividade, será possível gerar economia e crescimento.
Quer saber como tudo isso pode ser aplicado na prática? Então, vem com a gente!
Neste post, explicamos qual é a diferença entre eficiência e eficácia em uma empresa, mostramos exemplos práticos e apresentamos dicas de como ser mais eficiente no dia a dia.
Qual é a diferença entre eficiência e eficácia?
Frequentemente confundidos ou utilizados como sinônimos, eficácia e eficiência são termos distintos.
Basicamente, a diferença entre eficiência e eficácia é: enquanto o primeiro se refere a fazer algo bem feito, o segundo diz respeito a fazer o que precisa ser feito. Ou seja, temos aqui uma relação entre qualidade da execução e cumprimento da meta.
Ficou confuso? Calma, a gente explica!
Para que fique mais fácil de entender a diferença entre eles, é preciso conceituá-los. Então, vamos lá!
O que é eficácia?
Eficácia é uma qualidade que se refere à capacidade de atingir determinado resultado.
Um exemplo de eficácia nas operações de uma empresa é quando o time comercial bate a meta de vendas do mês. Logo, dizemos que a equipe atuou de forma eficaz.
O que é eficiência?
A eficiência está relacionada à maneira como uma atividade é realizada, considerando aspectos como competência, economia e produtividade.
Perceba que o que está em jogo aqui é a otimização de processos. Ou seja, cumprir suas funções em menos tempo, economizando recursos, produzindo mais resultados etc.
Em outras palavras, podemos dizer que uma pessoa eficiente é aquela que consegue fazer mais com menos. Faz sentido?
Como exemplo de eficiência, vamos resgatar a situação que vimos anteriormente.
Porém, neste caso, vamos considerar que o time de vendas bateu a meta na terceira semana. Isso significa que eles economizaram tempo e recursos, e ainda apresentando um desempenho superior. Ou seja, foram mais eficientes.
É possível ser eficiente e não ser eficaz?
Claro que sim! Por exemplo, uma companhia pode atingir suas metas, mas não fazê-lo da forma mais econômica possível. Do mesmo modo, ela pode economizar recursos, mas não conseguir atingir a meta dentro do tempo planejado.
Quais são os benefícios da eficiência e eficácia em uma companhia?
Quando há a união entre eficiência e eficácia na empresa, temos ainda um terceiro conceito, que é a efetividade. Ou seja, quando uma operação é realizada da melhor maneira possível (eficiente) e atinge seu objetivo (eficaz), ela é considerada efetiva.
Isso tende a gerar uma série de benefícios para o negócio, dentre os quais, destacam-se:
- otimização do uso do tempo;
- economia de recursos em geral;
- requer menos mão de obra;
- aumenta a produtividade;
- amplia o potencial de lucro etc.
Qual é a relação entre eficiência e eficácia nas empresas?
A busca por eficiência e eficácia nas empresas deve ser constante. Pensando nisso, elas podem ser encaradas como etapas da otimização de processos.
Como assim?
Seu primeiro objetivo sempre será garantir a eficácia. Afinal, seu negócio tem metas a cumprir e objetivos a alcançar, não é mesmo?
A partir do momento que se consegue atingir a eficácia, pode-se seguir lapidando os processos, em busca de elevar cada vez mais seu grau de eficiência. Isso pode ser feito de diversas formas, como veremos a seguir.
Frases:
Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito. Peter Drucker
A paciência e a perseverança é um dos métodos mais eficientes que usamos para conquistar um objetivo. Michel Franklly