Dia Mundial da População.
O Dia tem o objetivo de alertar para as questões do planejamento e desenvolvimento populacional, quando parte significativa da humanidade não tem acesso a recursos e serviços básicos como saúde, educação, saneamento e alimentação, entre outros.
O crescimento contínuo da população mundial é um alerta para o aumento da urbanização e da migração. Este processo exige uma gestão sustentável para que não sejam agravadas questões como a desigualdade de género, a violência, a discriminação e as alterações climáticas.
O tema em 2024 é «Para não deixar ninguém para trás, conte com todos». Alerta para a necessidade de apurar quem ainda não foi contado e porquê? O que isso custa aos indivíduos, às sociedades e aos nossos esforços globais para não deixar ninguém para trás. «Para que a humanidade progrida, as pessoas têm de ser contadas, onde quer que estejam e quem quer que sejam – em toda a sua diversidade. Para acabar com a desigualdade, para encontrar e desenvolver a paz e a prosperidade, para tecer mais fios de esperança, o mundo precisa de fazer mais pela inclusão» DIZ A declaração do Dia Mundial da População.
Estas questões integram o leque de preocupações da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito à tendência demográfica, ao crescimento da população, ao envelhecimento, à migração e ao urbanismo.
Somo mais de 8 bilhões de pessoas no planeta.
Estima-se que a evolução da população mundial registe um aumento anual de 75 milhões de pessoas. Quanto à distribuição da população mundial, a maior parte da população encontra-se na Ásia, com a China e a Índia no topo dos países mais populosos do mundo.
População masculina atual (50.5%) ;
População feminina atual (49.5%) .