Daniel Carvalho Luz- Insight Pontos Cegos ( eu nem imaginava )

PONTOS CEGOS…. EU NEM IMAGINAVA
Ouvi essa estória engraçada: Uma senhora vai ao médico e reclama de sofrer de gases frequentes. – Por sorte, meu pum nunca fede nem é barulhento – diz ela. – Inclusive eu peidei pelo menos 10 vezes desde que entrei aqui nesse consultório e aposto que o senhor nem notou!
– Sei! – O médico lhe entrega um frasco de comprimidos. – Tome um desses por dia e volte para me ver na semana que vem.
Na semana seguinte, a mulher retorna. – Doutor, eu não sei o que o senhor me deu, mas, desde que comecei a tomar esses remédios, meu peido silencioso fede bastante. – Ótimo! – diz o médico. – Agora que seu olfato está melhor, vamos resolver a audição.
LIÇÃO DE VIDA É engraçado que a mulher possa ter tanta certeza e estar tão errada ao mesmo tempo. É evidente que todo mundo sabe algo a respeito dela que ela mesma não sabe. Mas isso não acontece com todos nós? Todos temos pontos cegos com relação às nossas limitações. De certa maneira, eles são piores do que as próprias limitações, porque, se precisamos mudar algo mas não enxergamos o que é, fica difícil fazer algo a respeito. Assim, se alguma coisa não estiver funcionando para você, tente primeiro procurar o ponto cego.
MAIS QUE UMA PIADA Se você já tem consciência do problema, ele não é um ponto cego – pelo menos não mais. Os pontos cegos são problemas que você não percebe que tem. Aqui vão algumas dicas que vão ajudar você a enxergá-los.
Perceba como as pessoas reagem a você. Estão exprimindo desdém? Inveja? Carinho? Frustração? Afeto? Essas reações dizem alguma coisa sobre você, especialmente se vierem de várias pessoas.
Preste atenção em como descrevem você. A imagem que você faz de si mesmo bate com essa descrição? A socióloga Martha Beck sugere completar as seguintes frases como auxílio na identificação de um ponto cego:
• Sempre me dizem que eu sou?
• As pessoas me elogiam?
• Quando alguém está com raiva de mim, ela diz que?
• Muitas vezes me agradecem por?
Se suas respostas estiverem alinhadas com a sua autoimagem, parabéns. Caso contrário… Pontos cegos!
Cultive amizade com pessoas de origens diversas. Alguns pontos cegos são comuns entre pessoas que têm as mesmas origens culturais ou socioeconômicas. Expor-se a diferentes culturas, origens e perspectivas ajuda a lançar luz sobre esses pontos cegos.
Rolar para cima