Conheça Deb, a IA brasileira que tira dúvidas sobre igualdade racial.

Chama a Deb: Conheça a IA brasileira que tira dúvidas sobre igualdade racial -Camilla Almeida-Edição:Vanessa Centamori =

Via:Revista GALILEU

Qual é a diferença entre injúria e discriminação racial? O que é etnocentrismo? Dúvidas como essas são bastante comuns e podem ser solucionadas com a ajuda de Deb, uma Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) em parceria com a startup Lanum.

Visando fomentar diálogos inclusivos e educativos sobre questões étnico-raciais e sociais no país, a ferramenta está disponível desde o dia 26 de maio no perfil do Instagram @chamaadeb.

Desenvolvida a partir de um modelo de linguagem grande (LLM), um programa capaz de reconhecer e gerar textos, a IA é atualizada a partir de conteúdos selecionados por uma equipe interna do instituto, que realiza uma curadoria de interações e informações.

Deb, por ser uma IA generativa, continua em constante processo de aprimoramento e aprendizado, progredindo a cada resposta fornecida. Nas etapas de concepção da ferramenta, milhares de testes com as mais diferentes perguntas e situações foram realizados a fim de preparar a ferramenta para todo tipo de cenário.

O principal objetivo da tecnologia é promover um espaço seguro para discussões sobre igualdade social e impulsionar ações de inclusão em todos os ambientes. Em entrevista à GALILEU, Tom Mendes, diretor financeiro do ID_BR, disse que Deb pode ser usada não só no contexto corporativo, em políticas de letramento, mas também no âmbito familiar.

“Muitas pessoas acabaram perdendo o contato com familiares ou amigos por conta de discussões sociais. A Deb então entra como uma aliada para ajudar a tirar essas dúvidas sobre democracia, sobre questões raciais”, conta ele. “A Deb hoje consegue acionar esse lugar e gerar informações para que as pessoas não precisem se estressar”.

A IA foi treinada para responder de maneira calma e simplificada, incitando uma troca de ideias com o usuário. Por conta de sua base de dados personalizada, Deb não apresenta informações enviesadas pelo chamado racismo algorítmico – termo que exemplifica a reprodução de estereótipos e opressões da sociedade pelas tecnologias digitais.

“Nós fizemos milhares de testes das coisas mais bizarras que você possa imaginar com relação à temática racial, para treinarmos essa inteligência artificial para ela não replicar isso” afirma Mendes.

Agora, o ID_BR tem a ambição de transformar Deb em influenciadora, assim trazendo cada vez mais interatividade para seus usuários e abrindo novas possibilidades de parcerias com empresas. Uma plataforma própria para a tecnologia, à parte do perfil do Instagram, também deve ser lançada até o final de 2024.

“Deb é treinada por pessoas indígenas, quilombolas, negras e brancas, trazendo várias temáticas e outras possibilidades de mundo. Hoje, no Brasil, não temos uma pluralidade de fontes”, observa Mendes. “As histórias eram contadas por um determinado grupo. Iniciativas como essa provocam e rompem com esse tipo de comunicação”.

Para usá-la, é necessário iniciar uma conversa em privado com o perfil. Lá, é possível realizar perguntas sobre inclusão e diversidade no ambiente de trabalho e outros diversos assuntos no campo racial, social e de gênero.

Durante um teste com a inteligência, ao ser questionada sobre “O que é o sistema de cotas raciais?”, Deb responde de maneira rápida e simplificada: “As cotas raciais são políticas afirmativas que visam promover a igualdade de oportunidades para pessoas negras e indígenas em diferentes áreas, como instituições de ensino e mercado de trabalho”. E finaliza com um convite para debate: “O que você pensa sobre a implementação das cotas raciais?”.

https://revistagalileu.globo.com/tecnologia/noticia/2024/06/chama-a-deb-conheca-a-ia-brasileira-que-tira-duvidas-sobre-igualdade-racial.ghtml

Rolar para cima