Comportamento. Gabar-se do estresse faz você parecer menos competente e menos agradável. 

Gabar-se do estresse faz você parecer menos competente e menos agradável =Publicação: Personnel Psychology =>Diário da Saúde

Embora o trabalho às vezes seja estressante para todos, algumas pessoas gostam de usar o estresse como uma espécie de troféu. Afinal, imaginam elas, estão ajudando a equipe e precisam contar tudo para todos.

Mas esta não parece ser uma boa ideia: Uma nova pesquisa mostrou que as pessoas que se gabam dos seus níveis de estresse na verdade são vistas como menos competentes e menos simpáticas pelos seus colegas de trabalho.

“Este é um comportamento que todos já vimos e do qual todos podemos ser culpados em algum momento,” disse a professora Jessica Rodell, da Universidade da Geórgia (EUA). “Quando eu estava me perguntando por que as pessoas fazem isso, pensei que talvez estivéssemos falando sobre nosso estresse porque queremos provar que somos bons o suficiente. Descobrimos que muitas vezes o tiro sai pela culatra.”

Em uma pesquisa inicial, 360 voluntários compararam declarações de colegas de trabalho imaginários que acabavam de voltar de uma conferência e se gabavam do cansaço e do estresse (“Foi só mais uma coisa na minha cabeça. E eu já estava estressado ao máximo… vocês não têm ideia do estresse que estou sofrendo”, ou então, “Foi cansativo, mas conseguimos cumprir o cronograma”). Os participantes avaliaram seu colega de trabalho imaginário em termos de simpatia, competência e probabilidade de ajudá-lo no trabalho.

Aquele que ostentava o estresse como uma medalha no peito foi avaliado como significativamente menos simpático e menos competente do que outro colega que disse que o trabalho tinha sido estressante ou que apenas falou sobre o quão boa foi a conferência. Os participantes também disseram que seria menos provável que ajudassem o colega reclamante se ele estivesse sobrecarregado no trabalho.

“Se você realmente se sente estressado, não há problema em encontrar o confidente certo para compartilhar e conversar sobre isso,” disse Jessica. “Mas esteja ciente de que não é uma questão de honra se vangloriar – o tiro sairá pela culatra. Não é benigno. Isso não prejudica apenas o colega de trabalho que se vangloria: Se os funcionários virem alguém se gabando do seu estresse, isso terá um efeito de repercussão que pode ter implicações maiores para o local de trabalho.”

https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=gabar-se-estresse-faz-voce-parecer-menos-competente-menos-agradavel&id=16538

Checagem com artigo científico:
Artigo: I’m so stressed!: The relational consequences of stress bragging
Autores: Jessica B. Rodell, Braydon C. Shanklin, Emma L. Frank
Publicação: Personnel Psychology
DOI: 10.1111/peps.12645

Rolar para cima