Báyò Akómoláfé, filósofo nigeriano ” “Em tempos urgentes, vamos desacelerar”

Báyò Akómoláfé, filósofo nigeriano.

O poeta, filósofo e professor nigeriano Báyó Akómoláfé estará no Brasil neste mês de fevereiro para gravar seu próximo filme “Em tempos urgentes, vamos desacelerar” (uma coprodução entre Spanda Produtora, Simbiótica Filmes e The Emergence Network), e cumprir uma agenda de palestras e workshops nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Báyò é um dos mais renomados pensadores contemporâneos, está transformando a maneira como o mundo enxerga crises globais e o papel da humanidade como coabitantes da Terra. Ele nos chama para uma reflexão profunda a partir de conceitos e práticas que emergem de cosmologias iorubá e pensamentos não-ocidentais, inspirando diferentes formas de olhar para o planeta e habitá-lo.

O nigeriano tem uma relação especial com o Brasil, já visitou o país algumas vezes: “Como filósofo, tenho fascínio pelo conceito de lar, o que se expande no Brasil, permitindo-nos promover um mundo além do colonial e sonhar”. Em 2020, esteve em São Paulo para gravar o longa “Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado”, que estreou no Festival do Rio 2022 e ganhou inúmeros prêmios. Também participou de diversos eventos e projetos sociais.

 

 

 

 

Frases:

“o mundo não está apenas em crise, ele mesmo é uma crise”, já que, para ele, as respostas que buscamos não estão nas soluções rápidas ou nos paradigmas ocidentais, mas em um mergulho no desconhecido e na sabedoria ancestral.

Rolar para cima